Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 15:27

    Imprimir


A chama que iluminará os IX Jogos Paraolímpicos da história moderna foi acesa hoje, quinta-feira, aos pés da Acrópole de Atenas, maior monumento universal, e iniciará amanhã seu percurso de 400 quilômetros até chegar ao Estádio Olímpico, no dia 17 de setembro.

O grego medalhista de ouro na natação em Sydney, Costas Bikas, foi o primeiro a recebeu a chama hoje, acesa em uma grande solenidade no templo de Hefestio.

A cerimônia foi presenciada por 150 pessoas no sítio arqueológico, liderada pelo presidente grego, Costis Stefanópulos, e pelo primeiro-ministro, Costas Caramanlis, que declarou: "Mais uma vez começam os Jogos Paraolímpicos, uma ocasião na qual devemos demonstrar nossa grande admiração pelos esforços dos atletas participantes".

A presidente do Comitê Organizador dos Jogos Paraolímpicos Atenas 2004, Gianna Angelopoulos-Daskalaki, declarou que "estes Jogos se conjugam com a história e a cultura da Grécia e deixarão um legado ao país".

O presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, Phill Craven, expressou também sua profunda satisfação pela calorosa recepção em Atenas.

A tocha paraolímpica fez seu percurso pela parte antiga da capital e chegou ao Teatro Antigo de Herodes Atiko, próxima ao templo de Hefestio, (Volcano) deus protetor do fogo e inválido da Antigüidade, onde foi executada a obra antiga de Aristofanes "Lisistrata".

Ao chegar ao teatro, nas mãos de Thanasis Barasis, medalha de ouro no salto em distância em Sydney, acendeu a pira e a prefeita de Atenas, Dora Bakoyani, declarou que a cidade "recebe os Jogos Paraolímpicos com emoção" e fez menção ao simbolismo do Deus Hefestio, que entre os doze deuses era o que guardava o fogo.

Cerca de 700 pessoas levarão a chama paraolímpica por 54 cidades durante estes sete dias, parando em pontos e monumentos históricos como o templo de Poseidon em Sunio e o Artemis (Demetria) de Bauronia, a deusa do caça, um dos mais antigos e importantes da região de Ática.

O percurso da chama paraolímpica começou nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e virou tradição desde então.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374846/visualizar/