Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 15:16
Por: CARLOS MARTINS

    Imprimir


O coronel Victor Hugo Metello de Siqueira fará uma reunião com todos os coordenadores de campanha dos candidatos a prefeito por Cuiabá e Várzea Grande

O Comando Geral da Polícia Militar Mato Grosso realizará nesta sexta-feira (10.09), às 8h, na sede do comando, no CPA, uma reunião com todos os coordenadores de campanha dos candidatos a prefeito por Cuiabá e Várzea Grande. A decisão do comandante-geral, coronel Victor Hugo Metello de Siqueira, se deve ao episódio registrado na noite da última terça-feira (07.09), no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, durante um showmício, ocasião em que o cabo do Exército Domingos César de Oliveira Guimarães, 23 anos, foi morto a tiros e duas adolescentes foram feridas durante um tiroteio. Três adolescentes dispararam contra o cabo num incidente aparentemente passional. Um deles, 17 anos, foi preso no local e a polícia está na pista dos outros dois.

O comício de terça-feira foi organizado pela Coligação Amo Cuiabá, composta pelos partidos do PT, PL e PC do B. Segundo o comandante do Comando Regional 1, coronel João Batista Vanini, o PT (Partido dos Trabalhadores) não enviou ofício solicitando policiamento para o comício. De acordo com a resolução emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no final de julho, os partidos devem enviar com prazo de 72 horas um ofício detalhando dia, local e horário dos comícios, para que a Polícia Militar possa fazer um planejamento. A comunicação do comício chegou ao comando da PM apenas no final da tarde de terça-feira pelo telefone 190 e foram enviadas ao local duas viaturas.

Na reunião desta sexta-feira, o comando da PM quer explicar aos coordenadores quais serão as diretrizes traçadas para os comícios e também quer ouvir as solicitações dos representantes. A assessoria da PM está convocando os coordenadores dos candidatos a prefeito Alexandre César, Sérgio Ricardo, Totó Parente, Wilson Santos, Manoel Olegário, Edésio do Carmo, Carlos Caetano e Josué Neves, todos postulantes à prefeitura de Cuiabá. Também estão sendo convocados os representantes dos candidatos a prefeito por Várzea Grande, Walace Guimarães, Murilo Domingos e Maksues Leite.

Conforme o comandante-geral adjunto da PM, coronel Jorge Roberto Ferreira da Cruz, embora exista a resolução do TRE, determinando que os partidos políticos comuniquem à PM com 72 horas de antecedência da realização dos comícios, até agora isso não tem acontecido. "Os comandantes da PM ficam sabendo dos comícios pela imprensa ou por outros meios e aí fazem os planejamentos. A reunião que faremos com os coordenadores é justamente para que nos passem com antecedência uma agenda para que possamos fazer o planejamento necessário, evitando, desta forma, a repetição do lamentável episódio ocorrido na última terça-feira", disse o comandante.

De acordo com a PM, principalmente nos fins de semana os partidos realizam de quatro a cinco comícios e o ideal é que a PM também seja informada principalmente daqueles eventos considerados os mais críticos. Os comícios que oferecem mais riscos são especialmente aqueles realizados em regiões mais populosas e que atraem um grande número de pessoas, notadamente nos showmícios em que se apresentam artistas regionais e nacionais. "Se multiplicarmos estes comícios por todos os candidatos vamos chegar a um número considerável de policiais necessários para a segurança. Por isso, é importante o planejamento, para sabermos o fluxo de pessoas, a quantidade de veículos em deslocamento, para aí planejarmos o número de policiais necessários. A presença do policial nos comícios é importante, porque inibe a ação daquelas pessoas mais exaltadas e também passa segurança à população", disse o coronel Cruz.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374850/visualizar/