Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 14:37

    Imprimir


O Corpo de Bombeiros concluiu nesta quarta-feira os trabalhos de rescaldo numa área do entorno do Parque Estadual do Rola Moça, em Belo Horizonte (MG) que foi atingido por um incêndio. O fogo, que teve início na última segunda-feira (6), queimou um total de 14 hectares da vegetação do parque, de acordo com o IEF - Instituto Estadual de Florestas.

Segundo a coordenadora do Programa de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal do IEF, Laudicena Curvelo, as chamas foram controladas no início da noite de terça-feira (7). Cerca de 27 pessoas - entre bombeiros e voluntários das brigadas de incêndio - trabalharam no combate aos focos.

A coordenadora do IEF suspeita que o incêndio tenha se originado acidentalmente em uma área que faz divisa com o parque - que possui ao todo 3.942 hectares - onde predominam a Mata Atlântica e os campos rupestres. Alguns condomínios residenciais estão localizados no entorno da área de preservação.

"A gente tem feito um trabalho de educação com os proprietários sobre as medidas de prevenção para que o surgimento de novos focos sejam evitados", disse Laudicena.

Rio de Janeiro - Dois focos de incêndio atingiram nesta quarta-feira o Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ).

O primeiro, no Pico da Independência, destruiu seis hectares de mata atlântica, uma área equivalente a seis campos oficiais de futebol. O segundo, também dentro do parque, queimou três hectares.

Os bombeiros conseguira controlar os dois focos de incêndio. Segundo o comandante das unidades especiais do Corpo de Bombeiros, coronel Marco Aurélio Silva, o primeiro incêndio pode ter sido provocado por moradores de uma casa localizada a 500 metros do local atingido.

"É provável que eles tivessem preparando o terreno para o pasto e se descuidaram", disse. Já no segundo, as causas ainda são desconhecidas, mas, de acordo com Silva, ele não surgiu em decorrência do anterior.

Como a região era de difícil acesso, bombeiros do Grupamento de Operações Aéreas foram chamados. Eles usaram um avião para realizar diversos lançamentos de água para debelar as chamas. Silva explicou que neste época do ano, os incêndios em locais de muita mata são constantes.

"Esta estiagem de vários dias faz com que qualquer coisa possa fazer a vegetação pegar fogo", disse, citando como exemplo pontas de cigarro jogadas por motoristas em estradas e queimadas para preparar terrenos na formação de pastos.

Ribeirão Preto - Um outro incêndio destruiu 13 dos 17 alqueires de uma área de preservação ambiental, também nesta quarta-feira, em Ribeirão Preto (SP). Os bombeiros foram acionados às 11h e conseguiram controlar o fogo às 17h.

A área fica próxima à Rodovia Anhangüera, perto da principal via de acesso à cidade. Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio. Devido à baixa umidade e ao mato seco, o fogo alastrou-se rapidamente.




Fonte: Ambiente Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374858/visualizar/