Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 10:44
Por: BBC Brasil

    Imprimir


O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês) divulgou uma lista de dez espécies de animais e plantas em maior risco de extinção devido à caça e comércio não-regulamentado.

A lista inclui a planta asiática "yew-tree" (Taxus chinensis, T. Cuspidata, T. fuana, T. sumatrana), muito procurada pois suas folhas ponteagudas e cobertura do tronco contêm uma substância química empregada em medicamentos contra o câncer.

Os animais vão da pouco conhecida tartaruga focinho-de-porco e o gecko rabo-de-folha - ambos são caçados para serem vendidos como animais de estimação raros - ao elefante e ao tigre da Ásia, que também estão na mira de caçadores e do comércio ilegal, assim como os grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias).

"Predadores poderosos como o tubarão têm uma certa mística e isto criou uma demanda por souvernirs como dentes e mandíbulas, mas eles também são mortos por suas barbatanas, que são usadas para fazer sopa", disse Stuart Chapman, chefe do programa de espécies britânicas do WWF.

"É necessário em caráter de urgência controle para garantir que este magnífico animal não desapareça completamente dos nossos oceanos", concluiu Chapman. O WWF quer uma regulamentação mais rigorosa no comércio internacional e lançará um apelo neste sentido na reunião das Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES, em inglês), que reunirá delegados de 166 países na capital da Tailândia, Bangcoc, no mês que vem.

O acordo ficou muito conhecido ao ajudar a reduzir a caça de elefantes africanos ao proibir o comércio de marfim em 1989.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374880/visualizar/