Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 07:18
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Em 21 dias de campanha eleitoral, de 15 agosto a 05 de setembro, o candidato Wellington Fagundes (PL), líder na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, perdeu oito pontos, enquanto o governista Adilton Sachetti (PPS) cresceu 13 e já se consolida na segunda colocação. É o que re vela a segunda rodada da pesquisa quantitativa Gazeta Dados, realizada nos dias 04 e 05 deste mês.

Apesar do declínio, Fagundes, que contava com 43% de preferência dos rondonopolitanos na amostragem feita nos dias 14 e 15 de agosto, se mantém na liderança. O liberal detém agora 35% das intenções de voto. Sachetti, que aparecia em terceiro lugar na pesquisa anterior, com 16%, ultrapassou o peemedebista José Carlos Junqueira de Araújo, o Zé do Pátio, e figura com 29%.

Nesta pesquisa estimulada -quando o entrevistado escolhe o candidato a partir da apresentação de uma lista dos prefeitáveis -, Zé do Pátio está com 21%, mesmo percentual da amostragem anterior.

Esta segunda pesquisa, que aponta ascensão de Sachetti e queda de Fagundes, desenha um quadro já de polarização entre o liberal e o socialista. A tendência é de uma eleição acirrada, apesar de Fagundes se manter na liderança. Por enquanto, o quadro está indefinido.

Com 1%, o pedetista Carlos Ihamber continua na lanterna. Antes, estava com 2% das intenções de voto e agora perdeu um ponto percentual.

O Gazeta Dados fez a seguinte pergunta: "E se as eleições fossem hoje, e os candidatos fossem estes (Fagundes, Sachetti, Zé do Pátio e Ihamber), em que o sr. (a) votaria para prefeito de Rondonópolis?". Sete por cento revelaram que preferem votar em branco ou anular o voto a escolher um dos quatro. O número de indecisos chega a 6% - ver quadro à dir. Um ponto cento optou por não responder ao questionário.

O Instituto Gazeta Dados, que aplica a tradicional técnica Survey, entrevistou 400 pessoas, capazes de gerar resultados representativos para o conjunto do município de Rondonópolis, terceiro maior colégio eleitoral e no ranking de segunda economia do Estado.

O nível de confiança é de 95%. Desta forma, se fossem realizados 100 levantamentos com essa mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista que é de 4% para mais ou para menos.

Considerando a margem de erro, Wellington Fagundes pode ter hoje entre 31% e 39% das intenções de voto. O candidato da situação Adilton Sachetti estaria oscilando entre 25% e 33%. Zé do Pátio teria índices que variam de 17% a 25%, enquanto Carlos Ihamber ficaria com percentuais de zero a 5%.

A pesquisa foi registrada sob número 108/2004 na 45ª Zona Eleitoral da Comarca de Rondonópolis e autorizada pelo juiz Paulo Márcio Soares de Carvalho.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374911/visualizar/