Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 08 de Setembro de 2004 às 10:44
Por: Gleid Moreira

    Imprimir


O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (60 quilômetros de Cuiabá) continua em chamas, desde a última quinta-feira. Até o início das chuvas deverão ocorrer fiscalizações permanentes em toda a área, principalmente nos pontos considerados críticos. Apesar de uma equipe de 40 pessoas, entre brigadistas e fiscais, estar tentando controlar o incêndio, na tarde de segunda-feira o fogo já havia alcançado às margens da rodovia Emanuel Pinheiro.

Grande parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do parque já foi destruída pelas chamas, apesar da extensão queimada ainda não ter sido calculada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o coordenador do Prevfogo do Ibama, Romildo Gonçalves, a questão pior é conscientizar a população, pois frisou que infelizmente as pessoas não têm tido muita noção quanto à gravidade que é atear fogo nesta época do ano, em qualquer lugar que seja. Disse que esta é justamente a fase mais crítica, onde acontece o ápice da estiagem (período de seca).

Romildo acrescentou que se houver necessidade, não é descartada a hipótese de deslocamento dos brigadistas que se encontram no Parque Nacional do Pantanal e Serra das Araras, para o Parque nacional de Chapada dos Guimarães. “Estamos de sobreaviso e continuaremos de plantão até que comece o período de chuvas”, acrescentou.

Para Romildo, as pessoas que freqüentam o parque são pessoas esclarecidas, no entanto causam preocupação por estar fazendo churrascos em vários locais da área.

O fogo que vem destruindo o parque começou na região do Arraial do Freitas, na área do Coxipó do Ouro, se espalhou e alcançou o ponto turístico conhecido como Portão do Inferno. Devido ao vento e à vegetação muito seca, os brigadistas não conseguiram impedir que o fogo atingisse a área do parque.

A preocupação de Romildo agora é com relação à conscientização da população, pois para ele a colaboração de todos é essencial para evitar a destruição de locais como o parque. Disse que os muitos focos de incêndios que têm surgido são em grande parte decorrentes da imprudência da população.

Além do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, Romildo frisou que há muitos outros locais no Estado que também vêm causando preocupação por causa dos incêndios. Disse que em virtude deles, os assentados de algumas áreas de acampamentos já vêm se manifestando com pedidos de ajuda.

Frisou que uma equipe composta por funcionários do Ibama, da Fema, Empaer e da Secretaria de Desenvolvimento Rural deverá visitar alguns acampamentos na quarta-feira, para verificar as condições de cada lugar.

Relatou que os incêndios não têm sido intensos somente na zona rural, pois mesmo na zona urbana, todos os dias, Romildo citou que têm ocorrido queimadas. “A população tem que fazer a sua parte, não é nem uma questão de entendimento. Nessa época, a fumaça é muito prejudicial à saúde”, concluiu.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374981/visualizar/