Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 03 de Setembro de 2004 às 10:50

    Imprimir


prefeito Joaquim Matias Valadão (PL) pode ser impedido de concorrer à reeleição em Campinápolis. O Ministério Público Eleitoral da comarca de Nova Xavantina entrou com uma representação requerendo a cassação do registro de candidatura de Valadão. O prefeito foi denunciado por abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação.

De acordo com o Ministério Público, Valadão usou um jornal da região, com tiragem de dois mil exemplares, para publicar slogan de campanha e reportagens a favor de si mesmo.

"Logo na capa, junto à sua fotografia de página inteira, o administrador público representado se diz 'o elo de ligação entre ricos e pobres nestes três anos de mandato' e, mais adiante, é ovacionado: o bananeiro é pai dos pobres de Campinápolis", consta na representação. De acordo com o promotor de justiça Ari Madeira Costa, a atitude de Valadão constitui violação ao preceito constitucional da impessoalidade, caracterizando desvio ou abuso de poder de autoridade em benefício próprio.

Denúncias

Valadão é acusado de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Ele teria pago horas extras indevidamente a professores de Campinápolis. Consta também na denúncia que o prefeito pressionava os professores para que repassassem a ele os valores pagos a mais.

Três ações civis públicas tramitam contra o prefeito na Promotoria e cinco ações penais contra Valadão estão no TJMT. Além disso, em maio deste ano, quando Valadão corria o risco de ser afastado do cargo, havia seis inquéritos civis públicos com denúncias contra o prefeito que ainda estavam sendo apuradas. Uma das ações era por uso indevido do maquinário público.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375163/visualizar/