Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Setembro de 2004 às 10:46
Por: Daniele Danchura

    Imprimir


O traficante Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, 36 anos, será em breve o mais novo “hóspede” da Penitenciária do Pascoal Ramos, na ala que foi construída para abrigar o Presídio Federal de Mato Grosso. A informação foi passada ontem à reportagem da Folha do Estado pela Polícia Federal.

A chegada do traficante poderá acontecer dentro de 60 dias, cerca de um mês depois do presídio ser ativado. Ele é um dos presos mais complexos do país.

Os delegados federais Marcos Cotrin e Francisco de Assis Castro Bonfim, designados para vistoriar as instalações do presídio federal, chegaram ontem em Cuiabá. Ainda não há data prevista para a inspeção, mas conforme informações, dentro de 30 dias presos federais de alta periculosidade começarão a ocupar as dependências da unidade.

Uma reunião entre os juízes federais e os delegados da Polícia Federal foi realizada ontem à noite para que fossem expostas todas as dúvidas em relação ao presídio e a vinda de Beira-Mar para Mato Grosso.

O delegado Marcos Cotrin já esteve na direção da Casa de Prisão Especial, conhecida como Papudinha, localizada em Rio Branco, no Acre, onde esteve preso o ex-deputado federal Hildebrando Pascoal.

Além disso, 60 homens designados de outras unidades federativas já estão sendo treinados para atuar no local, sendo que o sistema será de rodízio, com duração de um ano. “A cada ano serão trocados os agentes federais. Os mesmos homens que fizeram a segurança na Papudinha, farão aqui”, informou um policial federal.

Tomarão conta do presídio federal 60 agentes federais e mais dois delegados, todos vindos de outros Estados.

O presídio federal, apesar de ter sido construído na mesma área da Penitenciária do Pascoal Ramos, terá um prédio diferente, com entrada independente. São 800 metros quadrados de área construída, com 53 vagas. Foram investidos no local cerca de R$ 1,049 milhão, sendo que o Estado entrou com 10% de contra-partida. Para a unidade serão levados apenas presos de alta periculosidade e presos federais que forem designados pela Vara de Execuções Penais da Justiça Federal.

As paredes são feitas de concreto revestidas de chapas de aço. Os presos que ficarem na ala federal não terão contato com o restante dos encarcerados da penitenciária, que possui população de cerca de 400 presos.

No dia 20 do mês passado, as principais autoridades judiciárias federais e da Segurança Pública estadual visitaram o complexo erguido na Penitenciária do Pascoal Ramos, onde também ficará preso o ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro.

Os vizinhos de cela de Beira-Mar e de Arcanjo deverão ser os seus comparsas presos hoje em uma ala especial da penitenciária: o uruguaio Julio Bachs, o ex-delegado de Polícia Civil do Mato Grosso do Sul Alair das Neves, o coronel da reserva da Polícia Militar Frederico Lepesteur, o ex-soldado PM Célio Alves e o contador Luiz Alberto Dondo Gonçalves. O local pode abrigar ainda o pistoleiro confesso Hércules Agostinho, hoje detido na Companhia de Operações Especiais, em Várzea Grande, e o ex-gerente de Arcanjo, Nilson Teixeira.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375165/visualizar/