Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 02 de Setembro de 2004 às 13:29

    Imprimir


Vinte e oito índios de sete aldeias Kayapó e uma Panará, das terras indígenas localizadas às margens do Rio Xingu, no Norte do Mato Grosso e Pará, paticiparam entre os dias 22 a 28 de agosto de curso de capacitação de Agentes Ambientais Voluntários do Ibama. O curso foi ministrado por analistas ambientais do instituto lotados na Gerência de Sinop, atendendo a pedido da Funai em Colíder.

O curso coloca em prática o previsto em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicada em março de 1988 que prevê a possibilidade das entidades civis com finalidades ambientalistas participarem na fiscalização de reservas ecológicas, públicas ou privadas, unidades de conservação e demais áreas protegidas. A mesma resolução ainda prevê que essa fiscalização será realizada através de mutirões ambientais e que seus integrantes devem receber treinamento específico e credenciamento da autoridade ambiental competente, nesse caso o Ibama.

O objetivo é desenvolver e incentivar as comunidades a realizarem uma gestão participativa dos recursos naturais para atuarem de forma preventiva e como mediadores dos conflitos sócio ambientais existentes. Essa foi a segunda edição do curso para a comunidade indígena do norte do Estado dentro do programa nacional de Agentes Ambientais Voluntários desenvolvido pela Coordenação Geral de Fiscalização do Ibama. Em julho de 2003 trinta e tres índios fizerem o curso e foram credenciados para realizarem atividades de educação ambiental e de fiscalização dentro das terras indígenas.

Conceitos básicos sobre o meio ambiente, como as principais conquistas do movimento ambientalista, as consequências da degração ambiental para a comunidade envolvida, noções sobre legislação ambiental, a importância da educação ambiental, e o como desenvolver ações fiscalizatórias através de mutirões ambientais, além de um plano de trabalho, foram os temas enfrentados pelos participantes durante os cinco dias do curso.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375284/visualizar/