Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 02 de Setembro de 2004 às 10:09
Por: FRANCIS AMORIM

    Imprimir


Testes preliminares de técnicos do Indea no posto fiscal de Pontal do Araguaia confirmam transgenia

A Delegacia Federal de Agricultura de Mato Grosso (DFA/MT) recebe hoje dez sacas de soja suspeitas de serem transgênicas, para realização de um laudo final, que comprove os resultados da primeira análise. A carga que foi retida, na madrugada da última terça-feira, teve de maneira preliminar, quatro sacas de 60 quilos, ou 240 quilos, com teste de transgenia positivo.

Em Cuiabá, a reportagem tentou sem sucesso contato com o delegado federal da DFA/MT, Paulo Bilego.

Segundo o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Décio Coutinho, a apreensão foi fruto de uma operação de rotina dos fiscais na barreira do Posto Fiscal de Pontal do Araguaia (522 Km de Cuiabá, na região Leste do Estado).

"O que chamou a atenção da fiscalização foi que as sementes estavam sem identificação, o que reforçou ainda mais as suspeitas de alguma irregularidade", explica.

As sementes estavam sendo transportadas por caminhão com destino ao campo experimental da Fundação Centro-Oeste (FCO), em Primavera do Leste (239 quilômetros do Sudoeste de Cuiabá). No ato da fiscalização foram realizados pré-testes para análise de qualificação sanitária, pelos fiscais do Indea, que constatou a existência de quatro sacas como produto transgênico.

O presidente da FCO, Benjamin Zandonadi, explica que a Fundação não adquiri "material sem nota fiscal e tão pouco sem certificação de origem. Se vou fazer experimentos, preciso saber que material tenho em mãos", aponta.

Zandonani explica ainda, que de fato a FCO está no aguardo de um carregamento dez sacas de semente, de três variedades, oriundo de Minas Gerais, para ensaios de pesquisa, "mas que em nenhum momento compramos sementes transgênicas, sendo transgênica ou não e se de fato estas sacas são àquelas que estamos esperando, pode ter certeza que serão incineradas, por que não podemos comprometer nosso trabalho com materiais de origem duvidosa", completa.

Ele destaca ainda, que sendo da FCO ou não, é preciso que se confirme os testes preliminares, antes de disseminar a informação.

O motorista do caminhão (não identificado) que transportava as sementes, informou na barreira do posto fiscal que desconhecia a origem do produto e que estava fazendo um favor em transportar a soja. Ele não ficou retido em Pontal do Araguaia.

Segundo Coutinho, caso a Embrapa confirme o carregamento para fins de pesquisas, não haverá problema. Se não houver a confirmação, a DFA vai cumprir a legislação", aponta.

A apreensão da soja transgênica em Barra do Garças é fruto do convênio assinado pelo Ministério da Agricultura, Indea e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), que permitirá o combate à entrada de produtos geneticamente modificados em Mato Grosso.

Em Barra do Garças, a supervisão Regional do Indea informou que não estava autorizada a fornecer detalhes sobre a apreensão de transgênicos na região do Vale do Araguaia, como por exemplo a procedência da carga, e ou, a origem do caminhão, afirmando que apenas o presidente do órgão, em Cuiabá, poderia falar sobre o assunto. (Colaborou Marianna Peres)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375321/visualizar/