Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 02 de Setembro de 2004 às 09:58
Por: JOANA DANTAS

    Imprimir


A empresa agroquímica Poland tem planos de investir US$ 3 milhões na instalação de uma fábrica de defensivos agrícolas em Rondonópolis (220 km ao Sul de Cuiabá) e estima gerar 100 empregos diretos. Representantes da indústria apresentaram nesta quarta-feira (01.09) o plano de implantação da unidade e as perspectivas de negócio ao governador Blairo Maggi.

Na fase inicial, a Poland tem capacidade de produzir cerca de dois milhões de litros anuais de herbicida, fungicida e inseticida utilizados nas lavouras de algodão, soja, milho e arroz. A indústria é especializada em aditivo usado na exploração de petróleo e pretende investir nessa nova linha de produto agroquímico em Mato Grosso.

"O Estado é responsável por 80% do PIB (Produto Interno Bruto) da região Central do Brasil, é referência nacional de desenvolvimento, é também o maior produtor das principais culturas agrícolas, e ainda possui grande potencialidade de expansão. Por essas razões, vamos investir na instalação de mais uma unidade fabril da marca", afirmou o gerente de negócio, Elói Elias do Prado. A indústria vai ocupar uma área de 50 mil metros quadrados, sendo 25 mil m² de construção.

Segundo o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto, embora os empresários estejam determinados a trazer a fábrica para o Estado, há questões burocráticas a serem resolvidas com órgãos federais, o que deve retardar o processo de implantação. "É uma empresa interessada em investir no parque industrial do Estado, mas não deve ser de imediato por problemas burocráticos com o governo federal", observou o secretário.

No entanto, a expectativa da indústria é iniciar o funcionamento da unidade em no máximo três anos. Prado garante que a empresa no mercado mato-grossense possibilitará oferecer aos agricultores defensivos a preços mais competitivos. A Poland possui três indústrias no país, uma no Rio de Janeiro e duas na Paraíba.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375322/visualizar/