Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 01 de Setembro de 2004 às 17:04
Por: IVANA QUADROS

    Imprimir


A Assembléia Legislativa reverencia os 169 anos da Polícia Militar de Mato Grosso amanhã (02) em sessão especial. O evento, que é de autoria do deputado João Malheiros (PPS), acontece no Plenário “Deputado Oscar Soares”, às 9h30, com a presença da banda da Policia Militar e a entrega de Moções de Aplausos aos 24 policiais que estão à disposição do Legislativo.

Consta também na programação, a entrega de uma placa ao comandante geral, coronel Victor Hugo Mettelo de Siqueira que representará toda a Corporação. Diversas atividades estão sendo realizadas em comemoração ao aniversário da PM. Ontem (31) foi aberta a exposição de artes dos policiais militares e seguem, durante este mês, com missa em ação de graças, formaturas e olimpíadas.

“Esta homenagem é justa porque enaltece uma entidade que está voltada para proteger vidas”, afirmou o Malheiros, ao complementar que a PM ao longo desses 169 anos vem se arriscando para manter a segurança e o bem estar da população mato-grossense. “Preservam a vida da população e atendem as necessidades com agilidade e profissionalismo”.

Histórico

A Polícia Militar foi criada no Estado de Mato Grosso, por meio da Lei provincial datada de 05 de setembro de 1835, com a denominação de Corpo Policial "Homens do Mato", a entidade era composta de um comandante (capitão), três cabos e 24 soldados.

Devido a Guerra do Paraguai, o corpo Policial "Homens do Mato", teve a sua nova denominação de "Companhia de Pedestres" e mais tarde com o advento da República, passou a denominar-se "Força Pública", conservando essa denominação até 1934, quando passou a denominar-se "Força Policial Militar".

Pelo Decreto nº 337 de 25 de julho de 1947, a instituição passou a denominar de "Polícia Militar". Hoje, a polícia mato-grossense possui em seus quadros cerca de 5 mil policiais militares.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375368/visualizar/