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Brito quer doação de 90ha para Ferrovia em Cuiabá
Projeto de lei, apresentado pelo deputado estadual Carlos Brito (sem partido) na sessão plenária de quarta-feira, 1º, propõe a doação ou cedência de 90 hectares no Distrito Industrial da capital para instalação do Terminal Ferroviário de Cargas, de unidades de apoio operacional e de complexo voltado às empresas operadoras e parceiras da ferrovia, atualmente explorada pela Ferronorte S.A Ferrovias Norte Brasil.
A área, paralela à BR 364, está em local estratégico com acesso à rodovia dos Imigrantes e nas imediações do Porto Seco, Usina Termelétrica e Gasoduto.
Na avaliação do parlamentar, esta ação consolida, efetivamente, o interesse público de que o ramal da ferrovia seja estendido a Cuiabá.
“Inexiste empecilhos para a chegada da ferrovia até a maior cidade do Estado. Estamos respaldados em lei de iniciativa do ex-senador Vicente Vuolo, e embora não sejamos pólo produtor de grãos representarmos o maior centro consumidor de Mato Grosso, o que é uma compensação”.
De acordo com Brito, a lei 6.346/76 de Vuolo tem reais condições de ser aplicada pelo suporte técnico, legal e de sustentabilidade econômica na quais se encontram a capital.
“Quando o senador ainda era vivo me comprometi a não abandonar o sonho dele de trazer a ferrovia até Cuiabá. Estou trabalhando para isso, que garantirá tranqüilidade à população”.
Com a doação da área, a Ferronorte, atual concessionária da ferrovia, que em 1.990 km liga Cuiabá ao litoral do país, terá até 24 meses para dar início às obras do Terminal de Cargas.
Na avaliação do parlamentar, esta ação consolida, efetivamente, o interesse público de que o ramal da ferrovia seja estendido a Cuiabá.
“Inexiste empecilhos para a chegada da ferrovia até a maior cidade do Estado. Estamos respaldados em lei de iniciativa do ex-senador Vicente Vuolo, e embora não sejamos pólo produtor de grãos representarmos o maior centro consumidor de Mato Grosso, o que é uma compensação”.
De acordo com Brito, a lei 6.346/76 de Vuolo tem reais condições de ser aplicada pelo suporte técnico, legal e de sustentabilidade econômica na quais se encontram a capital.
“Quando o senador ainda era vivo me comprometi a não abandonar o sonho dele de trazer a ferrovia até Cuiabá. Estou trabalhando para isso, que garantirá tranqüilidade à população”.
Com a doação da área, a Ferronorte, atual concessionária da ferrovia, que em 1.990 km liga Cuiabá ao litoral do país, terá até 24 meses para dar início às obras do Terminal de Cargas.
Fonte:
AL
URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375389/visualizar/
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