Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 01 de Setembro de 2004 às 15:25

    Imprimir


Pesquisadores da Ulbra - Universidade Luterana do Brasil encontraram no município de Agudo (RS) um esqueleto praticamente completo do réptil pré-histórico conhecido como Exaeretodon riograndensis.

A equipe, integrada pelo geólogo Valter Lisboa, o paleontólogo Sergio Cabreira e o técnico em computação gráfica Joni Marcos Silva, acredita que o achado permitirá aprofundar os estudos do fóssil brasileiro e sua comparação com outros animais do mesmo grupo - o dos cinodontes - encontrados na Argentina e na África do Sul.

Os cinodontes surgiram no Período Triássico (o primeiro da era dos dinossauros, de 250 milhões a 208 milhões de anos atrás) e são considerados os ancestrais diretos dos mamíferos.

Eles foram os primeiros répteis a mostrar diferenças de formato entre os dentes anteriores e os posteriores, indicando que provavelmente eles precisavam triturar melhor os alimentos. Fósseis de cinodontes do mesmo gênero também foram encontrados em rochas de Ischigualasto, noroeste da Argentina, e datados em aproximadamente 228 milhões de anos.

"Podemos utilizar esses dados, de Ischigualasto, como referências para as rochas triássicas da formação Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, onde também fica Agudo, onde encontramos esse esqueleto do Exaeretodon riograndensis, que serve como fóssil-guia", afirmou Cabrera.




Fonte: Ambiente Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375393/visualizar/