Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 01 de Setembro de 2004 às 11:10
Por: ANA CRISTINA MOREIRA

    Imprimir


Nesta quarta-feira (01.09), durante todo o dia, o "Arque Bus" está sendo apresentado para a comunidade cuiabana na Praça Alencastro. O Arqueo Bus é um ônibus com equipamentos de laboratórios, multimídias e que pode se transformar num museu arqueológico, bem como numa morada temporária para até 11 pesquisadores.

Feito pela Zanettini Arqueologia, o ônibus tem o apoio tecnológico do Instituto Itaú Cultural e para as suas atividades tem parceria com o governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, em mais etapa do Programa Fronteira Ocidental.

O Programa Fronteira Ocidental, num primeiro momento, fez o levantamento arqueológico da cidade de Vila Bela de Santíssima Trindade, num segundo uma pesquisa no entorno da cidade, no Vale do Guaporé e nesta terceira parte integra ações de conscientização sobre a História desta que é uma das mais importantes regiões do país, onde os traços dos índios, os europeus e os africanos estão marcados num tempo próximo e muito mais real do que geralmente aprendemos nas escolas.

Entre os atrativos do Arqueo Bus está uma simulação de como teria sido o princípio da cidade de Vila Bela de Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso. Feita como um jogo de computador, ensina enquanto possibilita aos visitantes brincarem de estar passeando na velha cidade.

O ArqueoBus segue viagem para Vila Bela na manhã desta quinta-feira (02.09).




Fonte: Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375440/visualizar/