Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 01 de Setembro de 2004 às 10:18
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


Com 250 inscritos, começou nesta quarta-feira (01.09), o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas no parque de exposições do município de Água Boa (736 quilômetros de Cuiabá). O público participante em Água Boa é o maior desde a implantação do curso em 2003. As aulas vão até o dia 14 de setembro. O curso faz parte do projeto "Parceria Rural", que já qualificou mais de mil trabalhadores em um ano de realização.

O projeto é realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com Empaer, INSS, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), indústrias de máquinas e implementos agrícolas, Prefeitura de Água Boa e Sindicato Rural do município - e tem o objetivo de atender pessoas que estão fora do mercado de trabalho por falta de capacitação profissional. Para participar o aluno deve ter idade acima dos 18 anos e estar desempregado.

Em Água Boa, o número de inscritos superou as expectativas em virtude do trabalho intenso de divulgação feito pelo Sine da cidade, pela Prefeitura e pelo Sindicato Rural, que garantiram total apoio para realização do projeto. Muitos participantes vieram de cidades vizinhas a Água Boa.

No curso, os alunos receberão aulas práticas e teóricas sobre preparo de solo, plantio, manutenção e operação de tratores, colheita de soja, além de princípios de ética, cidadania, noções de previdência e direito do trabalho. Em virtude do grande número de participantes, os alunos serão divididos em mais de uma turma.

Também será ministrado em Água Boa o curso de capacitação em agricultura satelital de precisão pela empresa AD, especializada no ramo. Os 30 melhores alunos do curso receberão dois dias a mais de treinamento no segmento da agricultura de precisão. De acordo com uma das coordenadoras do curso, a assessora especial da Setec Rosamaria Carvalho, os instrutores é que selecionarão os alunos que se destacarem para a capacitação extra.

As empresas parceiras no projeto são Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, Jonh Deere, Dymak. Os parceiros são responsáveis pelo fornecimento das máquinas para aulas práticas e pelos instrutores. Além das multinacionais, também são parceiros do projeto os sindicatos rurais e as prefeituras.

Após Nova Mutum, o curso será executado em Barra do Garças, Alto Garças, Itiquira, Cuiabá e Cáceres.

No término do curso, os treinandos irão responder a um questionário formulado pela Setec com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos e estudar maneiras de aperfeiçoar esta modalidade de parceria, visando integrar o Governo do Estado à empresas privadas e entidades não-governamentais, buscando sempre a inclusão social por meio do trabalho.

ACOMPANHAMENTO - Além desta avaliação, os alunos também serão acompanhados por alguns produtores e representantes de empresas com o intuito de empregar aqueles que demonstrarem melhor desempenho durante o curso. A secretária Terezinha Maggi destacou que o índice de empregabilidade no projeto tem correspondido ao número de treinandos formados. Os alunos também recebem, ao final do curso, uma carta de apresentação assinada pelo governador Blairo Maggi e pela secretária Terezinha Maggi. Na carta está toda carga horária do curso e os módulos nos quais eles foram capacitados.

"Nosso projeto não foi lançado à toa, o mercado agropecuário está em expansão e há carência de mão-de-obra qualificada. Tanto é que os produtores de Mato Grosso têm que trazer trabalhadores de fora para trabalhar nas fazendas. Não podemos deixar isso acontecer, visto que há tantos mato-grossenses desempregados", frisou Terezinha Maggi.




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375444/visualizar/