Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 31 de Agosto de 2004 às 16:48
Por: Joana Dantas

    Imprimir


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou ontem no 25º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, em Cuiabá, duas cultivares melhorada geneticamente - um híbrido de milho simples (BRS 1030) e sorgo granífero (BRS 310). As características principais dos híbridos são a resistência às doenças mais comuns nas culturas e o aumento da produtividade.

Segundo o pesquisador do Embrapa e especialista em milho Luiz André Côrrea, o BRS 1030 é resultado de vários anos de pesquisa, recomendado aos grandes produtores do grão das regiões Centro-Oeste, Sudeste, norte do Paraná e sudeste da Bahia que utilizam alta tecnologia.

Este ano é o terceiro híbrido simples lançado pelo Embrapa.

"O cultivar modificado reúne várias vantagens como um potencial produtivo acima de 12 mil quilos por hectare tanto em ambientes acima como abaixo de 700 metros, possui ótima estabilidade de produção, ou seja, produz bem em regiões diferentes, tem boa altura produtividade e resistência às principais doenças foliares, tem uma boa altura que evita o acamamento e quebramento", destacou o cientista.

As doenças mais comuns na plantação do milho que o mais novo híbrido simples resiste são a phaeosphaeria (Phaeosphaeria maydis) e a cercosporiose (Cercospora zeae-maydis).

O cultivar possui grão semiduro de cor laranja, tem ciclo precoce, o florescimento é de 61 dias e a maturação de 126 dias. O porte da planta é muito baixo, de 1,80 a 2,04 metros, bem como a espiga (0,94 a 1,03 m).

Sorgo

De acordo com o pesquisador da semente, Fredolino Giacomine dos Santos, o BRS 130 é uma nova cultivar de sorgo granífero desenvolvida principalmente para o plantio no sistema de sucessão (safrinha) recomendada às regiões Sudeste e Centro-Oeste e nas condições do semi-árido do Nordeste do Brasil.

"O novo híbrido confere garantias de produção (potencial de atingir de quatro a cinco toneladas por hectare), reduz os riscos climáticos, agrega valor e acompanha a evolução da cultura", resumiu o cientista.

O cultivar resiste a três das principais doenças: antracnose, cercosporiose e helmintosporiose.

A Embrapa lançou o primeiro híbrido de sorgo em 1980. O BRS 310 é quarto granífero sem tanino que a empresa desenvolve.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375491/visualizar/