Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 30 de Agosto de 2004 às 18:56
Por: ROSANA PERSONA

    Imprimir


O 25º Congresso Nacional de Milho e Sorgo e o 1º Simpósio Brasileiro sobre a Lagarta do Cartucho foram abertos neste domingo (29.08), no Centro de Eventos do Pantanal e contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre autoridades, pesquisadores, acadêmicos e produtores rurais.

O presidente do Congresso e pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), João Acássio Muniz lembrou em seu discurso que Mato Grosso nos últimos anos tem mostrado ao Brasil e ao mundo a sua vocação de produzir grãos, contribuindo para geração de riquezas, empregos e o equilíbrio da balança comercial do país.

"O Estado já é considerado o segundo maior produtor de milho safrinha, com uma produção de 2,5 milhões de toneladas; a tendência dos indicadores estatísticos mostra que em breve seremos o primeiro produtor de milho safrinha do Brasil", enfatiza Muniz.

Durante a abertura, alguns pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e produtores foram homenageados recebendo uma placa em agradecimento ao apoio dado ao agronegócio brasileiro. O ex-ministro da agricultura, Alysson Paulinelli, foi um dos homenageados e bastante lembrado pelos relevantes serviços prestados à comunidade científica e rural.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Homero Alves Pereira, representando o governador Blairo Maggi, disse que o estado está sendo construído através do espírito empreendedor e em uma velocidade muito rápida, impressionando os outros estados dos país. "Nesta safra utilizamos apenas 7,2 milhões de hectares para produzir soja, milho, algodão, arroz e outras culturas e possuímos uma área agricultável de 30 milhões de hectares ou seja, podemos expandir muito mais", disse Homero.

O presidente da Empaer, Aréssio Paquer, mencionou que este é o evento de milho e sorgo mais importante do país, pois reúne as maiores autoridades científicas para apresentar novas tecnologias e variedades a serem introduzidas tanto para o grande como o pequeno produtor.

Aréssio ressaltou, que pela primeira vez o congresso abriu as portas para os produtores da agricultura familiar realizando cursos paralelos e apresentando as novas tendências de cultivo da cultura. Os produtores da baixada Cuiabana vão participar em grupo de 40 pessoas do curso sobre a cultura do milho e sorgo, no dia 31.08 (terça-feira) a partir das 8 horas. Segundo Paquer, ao todo serão 240 produtores, e o curso se encerra no dia 02.09 (quinta-feira).




Fonte: Empaer

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375533/visualizar/