Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 30 de Agosto de 2004 às 09:27

    Imprimir


Na última prova dos Jogos de Atenas, o Brasil sonhou, revoltou-se e vibrou com um novo herói do esporte nacional.

O paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima, de 35 anos, assumiu a liderança da maratona entre o quinto e o 32º Km, quando foi derrubado por um fanático religioso que entrou na pista e o prejudicou. Mas agüentou firme até o fim dos 42,195 Km e conseguiu a medalha de bronze, inédita para o país na prova e a única do atletismo na Grécia. Na reta de chegada, ainda teve ânimo para comemorar fazendo 'aviãozinho' na corrida.

O italiano Stefano Baldini ganhou o ouro em 2h10min55s. O americano Mebrathon Keflezighi levou a prata, chegando 34 segundos depois. Vanderlei Cordeiro de Lima conquistou o bronze com o tempo de 2h12min11s.

- Sonhei que ia terminar entre os três primeiros. Esse resultado é a realização de um sonho - disse Vanderlei, contando também o episódio do ataque do torcedor - Vinha bem na prova e demorei a voltar ao ritmo. Na queda, eu me machuquei. Perdi a medalha de ouro naquele momento. Fiquei com medo. Não sabia se o homem que me atacou estava armado - completou.

Os outros dois brasileiros que participaram da maratona, Rômulo Wagner e André Luís Ramos, abandonaram a disputa pouco depois da metade do percurso.

COB apelará à Corte Arbitral para mudar resultado

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) protestou na Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), tentando que o ouro fosse dado também ao paranaense. Mas o presidente do júri de apelação Amadeo Francis manteve o resultado, justificando que o regulamento da entidade não prevê alteração de resultado de provas por este motivo.

Os dirigentes nacionais prometeram levar a decisão do caso até a Corte Arbitral do Esporte, na Suíça. Sem poder intervir no caso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu premiar Vanderlei com a medalha do Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos.

- Atenas conseguiu realizar uma magnífica edição das Olimpíadas, mas o incidente envolvendo o Vanderlei Cordeiro de Lima manchou os Jogos. A organização tem que oferecer segurança total aos atletas, inclusive durante as competições. Lamentavelmente, este incidente na maratona masculina, a última prova do evento, vai marcar os Jogos Olímpicos de Atenas e embaçar o seu brilho - disse Nuzman.

Paranaense sonha com vitória na São Silvestre

O fanático religioso que prejudicou o brasileiro é o ex-padre irlandês Cornelius Horan, de 56 anos, com um cartaz onde estava escrito: "O pregador do Grand Prix. A realização da profecia de Israel, diz a Bíblia", nas costas, e "A segunda vinda está perto", à frente, referindo-se a Jesus Cristo. É o mesmo que fez um protesto durante a disputa do GP da Inglaterra de Fórmula 1 de 2003, entrando na pista e atrapalhando a corrida. Na época, foi condenado a dois meses de prisão e libertado após sete semanas.

Bicampeão da maratona do Pan-Americano, de Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003, Vanderlei Cordeiro de Lima participou das Olimpíadas pela terceira vez. Nos Jogos de Atlanta 1996, chegou em 41º e abandonou em Sydney 2000. O paranaense ganhou também as Maratonas de Reims, 1994, de Tóquio, em 1996, de São Paulo, em 2002, e de Hamburgo, em 2004. Seu próximo sonho é vencer a São Silvestre, tradicional prova de rua no fim de todos os anos na capital de São Paulo.

- Mas, se não vier, não tem problema. Já estou superfeliz - disse Vanderlei Cordeiro de Lima.

Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro




Fonte: RMT OnLine

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375574/visualizar/