Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Agosto de 2004 às 18:48
Por: IVANA QUADROS/ MARIA NASCIMENT

    Imprimir


O deputado Humberto Bosaipo (sem partido) reiterou a atuação do Interlegis em apoio às Assembléias Legislativas do país. Na avaliação de Bosaipo, o trabalho feito pelas equipes do Interlegis e da Escola do Legislativo de Mato Grosso direcionado para o aprimoramento do parlamento mato-grossense. “Esse trabalho tem sido feito com extrema competência pela equipe da Escola do Legislativo, que inclusive, foi reconhecida pela gerência do plano estratégico pelo seu sucesso”, afirmou o deputado.

As declarações de Bosaipo ocorreram, durante o Fórum Permanente de Integração Legislativa. Além disso, Bosaipo também mencionou o importante papel institucional na condição de inter-locutora junto às outras escolas de serviço público e entidades educacionais, que conquistaram os serviços do Interlegis.

“Por tudo isso que representa o Interlegis é que fico honrado em receber este encontro de integração legislativa fortalecendo essa importante parceria da Casa com o Senado Federal e com as Câmaras Municipais do nosso estado”, concluiu Bosaipo.

Participaram da abertura do evento, que se estende até amanhã, o diretor executivo do Programa Interlegis, Victor Guimarães Vieira; o diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, Florian Madruga; o supervisor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), José Návia.

Além desses, o cônsul da Bolívia em Cuiabá, Edmundo Bach; deputados; vereadores e representantes de prefeituras no Estado, além de servidores públicos. A senadora Serys Slhessarenko enviou representante ao evento.

O representante do Bid, José Návia disse que a parceria do Banco com o Interlegis “é altamente estratégica porque resulta em um trabalho hoje reconhecido internacionalmente. Países como México, Colômbia, Argentina, Uruguai além da Europa e Estados Unidos têm buscado os serviços e convidado o Interlegis dando transcendência internacional que ultrapassam as nossas expectativas iniciais”.

Segundo ele, “a parceria foi iniciada em 1998 com convênio no valor de US$ 20 milhões (vinte milhões de dólares) visando a integração dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e Municipais e com o propósito de dar maior transparência dos atos legislativos e fluidez na rede de comunicação entre eles e estamos satisfeitos com os resultados”.

Em referência ao trabalho desenvolvido em Mato Grosso Návia, afirmou que “fiquei surpreso pelos resultados, pela ampla utilização que se está fazendo do sistema Interlegis não só na Assembléia, em Cuiabá, mas em outros 50 municípios que dispõem do equipamento”. Para ele, a troca de experiências e informações sobre legislação, produção de projetos e o dia-a-dia dos parlamentos mostram que Mato Grosso consolidou o sistema de integração legislativa.

O encontro prossegue até amanhã no Auditório Milton Figueiredo da Assembléia Legislativa. A programação consta de palestras com os seguintes temas: "Novas tecnologias e seus impactos na administração legislativa", "A importância do representante Interlegis", "A importância das agências de notícias na divulgação de informações legislativas", "Visão de futuro do programa Interlegis" e "Administração Legislativa.

Participam também do evento representantes das seguintes Câmaras Municipais: Acorizal, Água Boa, Arenápolis, Aripuanã, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Chapa dos Guimarães, Cuiabá, Comodoro, Denise, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juína, Juruena, Lambari D´Oeste, Nova Guarita, Poconé, Porto dos Gaúchos, Poxoréo, Santo Antonio de Leverger, São José do Povo, Sapezal, Sinop e Vera.




Fonte: Secretaria de Imprensa AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375639/visualizar/