Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Agosto de 2004 às 15:21

    Imprimir


As secretarias de Estado de Trabalho Emprego e Cidadania e de Saúde realizam, durante toda esta quinta-feira (26.08), a mobilização "Deficiência com Cidadania", no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) em Cuiabá. O evento marca a 40ª Semana Nacional do Deficiente, instituída pelo Ministério da Saúde (MS) que vai de 21 a 28 de agosto.

A secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, disse que a "prática da verdadeira cidadania está sendo feita aqui, hoje, em atenção às pessoas portadoras de deficiência. O acesso ao mercado de trabalho, aos direitos da cidadania, da inclusão nos programas sociais do governo federal passam, necessariamente, pela aquisição dos documentos de identificação, Pis e Pasep".

"Ela agradece a Deus por estar podendo patrocinar essa ação enquanto secretária, na garantia dos direitos dos cidadãos em especial aos portadores de necessidades especiais".

"Aos olhos da Justiça, os direitos e deveres são iguais para todos", acrescentando que, no dia a dia, a Setec já realiza um trabalho de qualificação de trabalhadores para prestar serviços importantes no preenchimento de vagas no mercado de trabalho.

Dentre as ações desse trabalho diário, a secretária mencionou o apoio a eventos que promovam a discussão da situação das pessoas com deficiência, a capacitação de técnicos multiplicadores na área de atenção a pessoas portadores de necessidades especiais na questão relativa ao direito e à cidadania com ações importantes da Secretaria que dirige.

Terezinha Maggi explicou que a sua pasta desenvolve ações no campo da geração de emprego e renda. "Mantemos, no Ganha Tempo, painel de vagas com destaque para as que foram reservadas aos portadores de necessidades especiais e criamos cursos de informática básica, massagista, empacotador, repositor, corte e costura, exclusivamente para eles", relatou. Ela disse que "esse dia, 28 de agosto, passará a fazer parte do calendário de datas comemorativa do estado".

Representando o secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, o secretário adjunto de Gestão, Jackson Fernando Oliveira, elogiou o trabalho desenvolvido pela Setec e lembrou que o evento "executa um a ação casada da Saúde: ao mesmo tempo em que contribui para o cumprimento da política de valorização do servidor nas ações de cidadania promovidas pelo SUS, integra-os ao atendimento aos usuários de forma humanizada".

As observações do adjunto de Gestão podem ser comprovadas na realidade do Cridac: barracas da Caixa Econômica Federa (Cef) registram trabalhadores no Pis/Pasep, estandes da Secretaria de Justiça e Segurança confeccionam carteiras de identidades para portadores de necessidades especiais e seus parentes, representantes do Procon, subordinado à Setec, anotam reclamações do consumidor portador de necessidades especiais.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está no o pátio do Cridac com uma urna eletrônica onde os deficientes podem treinar como se vota. A INSS presta informações sobre Seguridade Social, Aposentadoria e outros benefícios. O MT Hemocentro está no local com um veículo para coletar sangue e a SMTU instalou um estande para fornecer passe livre e inscrever portadores de necessidades especiais no programa Buscar.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer oferece, no evento, atividades esportivas especiais e pedagógicas, específicas para o público.

A pedido da secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, a Confederação Brasileira de Motociclismo colocou à disposição do evento a caminhão hospital 4 X 4, utilizada nas provas de rali, com capacidade operatória para microcirurgias, transformada em um Pronto Socorro. A função da unidade móvel no evento é a aferição de pressão e atendimento de possível emergência, uma vez que é esperado atendimento de cerca de 900 pessoas, neste dia.

A Ses participa com orientações e prevenção sobre DST/Aids, Saúde da Mulher, Tabagismo, álcool e drogas e uma demonstração do trabalho dos Doutores Palhaços.

O público presente na ação "Deficiência com Cidadania" estava ansioso em se beneficiar dos serviços oferecidos. Elenir Guia Barbosa, de 39 anos, queria conseguir uma segunda guia de sua carteira de identidade, de número 510.954, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso. Ela tirou sua primeira via em 1984, quando tinha 19 anos e no tempo em que a carteira de identidade era confeccionada com foto colorida.

Participaram da abertura do dia especial de "Deficiência com Cidadania", o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Laércio de Arruda, o diretor do Crindac, Pedro Dornellas, o superintendente de Gestão, José Vilela, a secretária adjunta de Cidadania da Setec, Adriana Rodrigues, a superintendente do Procon, Vanessa Rossin, a superintendente de Saúde Coletiva, Moema Blatt, a superintendente de Planejamento e Orçamento, Acelina Falcão Pereira Marques, a coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho, Zuleide Klein vários servidores da Setec e da Ses.




Fonte: Setec/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375661/visualizar/