Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 25 de Agosto de 2004 às 18:56

    Imprimir


Astrônomos europeus do observatório La Silla, no norte do Chile, identificaram o menor planeta extra-solar conhecido, e, portanto, capaz de ser rochoso, como a Terra, e não gasoso, como Júpiter.

O planeta, que orbita a estrela brilhante Mu Arae, na constelação de Altar, no hemisfério sul, a 50 anos luz da Terra, é o segundo planeta descoberto ao redor desta estrela, após um muito maior, e leva apenas 9,5 dias para completar sua órbita.

Segundo um comunicado de imprensa do Observatório Austral Europeu (ESO, sigla em inglês), a massa do planeta é apenas 14 vezes maior do que a terrestre (Júpiter tem 318 vezes a massa da Terra), por isso o novo planeta se situa no limite dos maiores planetas rochosos possíveis.

Esta descoberta foi possível graças à precisão do espectrógrafo HARPS no telescópio do ESO em La Silla, que permitiu medir velocidades radiais com uma precisão superior a 1 metro por segundo.

Segundo os astrônomos, este é o menor planeta extra-solar entre os mais de 120 descobertos desde que Michel Mayor e Didier Queloz, do Observatório de Genebra (Suíça), detectaram pela primeira vez um planeta ao redor da estrela 51 Peg em 1995.

O estudo de velocidade radial se baseia na detecção das variações de velocidade da estrela central, afetada pela força de gravidade de um corpo que a orbita.

Observações anteriores descobriram que a estrela Mu Arae, de um tamanho similar ao Sol e visível a olho nu, amparava um planeta do tamanho de Júpiter com um período orbital de 650 dias.

François Bouchy, membro da equipe de astrônomos, afirmou que "este novo planeta parece ser o menor descoberto até agora ao redor de uma estrela que não é o Sol".

"Isto torna a Mu Arae um sistema planetário muito excitante", acrescentou.

Devido a fato de os atuais modelos de formação planetária estarem ainda longe de poder explicar a diversidade de planetas extra-solares descobertos, os astrônomos podem apenas especular sobre a verdadeira natureza deste novo objeto.

Segundo o modelo da formação de planetas gigantes, primeiro forma-se o núcleo pela fusão de pequenos planetóides sólidos, e quando este núcleo alcança uma massa crítica, acumula-se gás de maneira explosiva e a massa do planeta aumenta muito rápido.

No caso do novo planeta, é muito pouco provável que esta fase final tenha ocorrido, já que, nesse caso, o planeta teria massa muito maior.

Este objeto é possivelmente um planeta com um núcleo de rocha (não de gelo), rodeado por um pequeno envoltório gasoso e portanto pode ser considerado uma "super Terra"

O estudo completo deste grupo de astrônomos será publicado pela revista "Astronomy and Astrophysics".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375702/visualizar/