Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 25 de Agosto de 2004 às 16:54
Por: Leonardo Stavale

    Imprimir


O Brasil passa a contar, a partir desta semana, com o mais moderno laboratório de estudos e diagnósticos de energia da América Latina. O Centro Tecnológico de Qualidade de Energia (Enerq-ct) pertence à Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). O laboratório está capacitado para fazer monitoramentos e diagnósticos de qualidade do fornecimento de energia elétrica e desenvolver soluções tecnológicas para o setor.

Segundo Nelson Kagan, professor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Poli, o centro auxiliará no entendimento e divulgação dos problemas relativos à qualidade de energia. “Será um centro de pesquisas de ponta. Há a possibilidade de desenvolvermos protótipos e soluções tecnológicas para o setor de eletricidade. Não adianta você só entregar a energia ao consumidor. Hoje em dia, você tem de entregar energia com qualidade para que o consumidor não tenha perdas dentro da sua instalação. Se a qualidade da energia é ruim dentro de uma indústria, por exemplo, você tem uma produtividade menor do seu setor industrial”.

O centro funcionará em um prédio de três andares, que ocupa 1.700 metros quadrados, na cidade universitária da USP. São três laboratórios, de medidas, de montagens e outro de ensaios, além de áreas de testes e serviços, para capacitação e treinamento, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Um microusina geradora, de 130kw, abastece o centro. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), instituição de fomento vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, investiu R$ 3 milhões na compra dos equipamentos e na construção do edifício. O valor não-reembolsável foi disponibilizado pelo CT-Energ, um dos 15 fundos setoriais geridos pela empresa.

Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, Gil Vasconcelos, o centro pretende ser nacional e não apenas da universidade. “Nossa idéia é fazer do Centro Tecnológico um ambiente para que todos possam ser treinados e capacitados, desenvolver novos produtos, não só indústrias como fabricantes, concessionárias de distribuição, órgãos reguladores e até universidades internacionais”.

O laboratório desenvolvido por professores da Escola Politécnica da USP está pronto para atividades como diagnósticos de situações, soluções de alta tecnologia, testes em protótipo, desenvolvimento de produtos (patentes), estudos de compatibilidade, suscetibilidade, imunidade e nacionalização de tecnologias existentes no mercado externo. Além disso, o laboratório possibilitará a análise de tecnologias relativas a software e hardware existentes na área de qualidade de energia, envolvendo equipamentos de medição.

O Enerq-ct pretende realizar pesquisas de modelos probabilísticos para avaliação de desequilíbrios em rede de distribuição, estudo de protocolos para medição dos fenômenos associados à qualidade de energia elétrica, proposição de indicadores para controle da qualidade do produto, monitoramento e estimativas de indicadores de qualidade em sistemas de distribuição, entre outros tópicos.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375712/visualizar/