Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 24 de Agosto de 2004 às 13:32
Por: ROSANA PERSONA

    Imprimir


A Associação Brasileira de Milho e Sorgo promove o 25º Congresso Nacional de Milho e Sorgo e o 1º Simpósio sobre a lagarta do cartucho, Spodoptera fugiperda, do dia 29 de agosto a 2 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O Congresso vai abordar temas ligados à agricultura familiar e ao agronegócio - tecnologia, competividade e sustentabilidade .

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues fará parte da sessão solene de abertura proferindo uma palestra sobre a importância do agronegócio na balança comercial brasileira.

O presidente do Congresso, o engenheiro agrônomo da Empaer, João Acássio Muniz disse que o evento será dirigido para pesquisadores, estudantes, produtores rurais, empresários e outros Durante o congresso será oferecido um curso sobre sistema de produção de milho que será voltado essencialmente para os extensionistas.

Segundo Muniz, está previsto também um mini-curso a ser proferido pelos técnicos da Empaer, para agricultores das áreas de assentamento.O evento vai reunir os principais pesquisadores da área e é considerado o mais importante sobre as culturas de milho e sorgo do país.

Paralelo ao congresso terá o simpósio apresentando a lagarta-do-cartucho do milho, considerada a principal praga dessa cultura, ocasionando aos agricultores brasileiros prejuízos acima de U$ 400 milhões por ano. Além do ataque constante à cultura do milho, as culturas do arroz e algodão tem sido atacadas com severidade. Para que se tenha sucesso no manejo é necessário o conhecimento das técnicas existentes, tanto pelo produtor rural como pelos agentes de extensão rural.

Esse conhecimento é gerado pelas diferentes instituições de pesquisa e desenvolvimento distribuídas em todo país. Muniz esclarece que o objetivo desse primeiro simpósio é possibilitar a discussão ampla sobre a praga, colocando em evidência os resultados disponíveis no Brasil e propor um programa de manejo integrado para os diferentes sistemas de produção envolvendo uma cultura hospedeira.

João Acássio ressalta, que esse evento científico acontece a cada dois anos e a capital mato-grossense foi escolhida para sediar o congresso devido ao crescimento da agricultura ter se tornado destaque no cenário nacional. "É de tamanha importância esse congresso e durante as apresentações será publicado um resumo com mais de 450 trabalhos científicos sobre milho e sorgo, sendo referência bibliográfica para o Brasil", explica Muniz.

Os interessados em participar do congresso e simpósio podem acessar o e-mail abms@uai.com.br ou home page: abms.org.br ou pelos telefones: (31) 3779 1086 (município de Sete Lagoas em Minas Gerais) e o preço da inscrição está entre R$ 100,00 a R$ 250,00. As inscrições podem ser feitas também no local do evento. Mais informações: 648 9218/ 648 9220




Fonte: Assessoria/Empaer

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375778/visualizar/