Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 23 de Agosto de 2004 às 14:52
Por: JULIENE LEITE

    Imprimir


O Fórum de Defesa da Pessoa com Deficiência lançou na manhã desta segunda-feira (21/08), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a 40ª Semana da Pessoa com Deficiência: Uma trajetória de conquistas pela valorização da Vida. O lançamento, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), contou com a presença de aproximadamente 300 convidados de instituições como o Livre Aprender, EE Barão de Melgaço, Associação Mato-Grossense de Deficientes (AMDE), Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP).

O fórum visa fazer reflexões sobre as conquistas e os problemas em relação à inclusão dos portadores de necessidades, com ênfase na saúde, educação, segurança e adaptação na escola, além de discutir a prevenção e a participação dos familiares.

O líder da equipe de Educação Especial da Seduc, professor Marcino Benedito de Oliveira, observa que é importante o envolvimento dos familiares no desenvolvimento dos alunos. "A nossa preocupação é com a atuação dos pais na vida dos filhos. A família tem que estar junto com eles. Nas palestras, a ênfase que daremos é na participação da família", disse ele.

A saúde da criança portadora de deficiência tem que ser o foco da preocupação dos familiares, "os pais têm que prestar atenção ao desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros meses. Perceber se a criança está com dificuldades em enxergar ou está demorando a andar e, o mais rápido possível, encaminhá-la um especialista", explicou a pediatra Alda Elizabeth Iglesias de Azevedo.

Pensando nisso, o fórum estará discutindo durante a semana temas como "Seu filho está desenvolvendo bem?", "Prevenção das deficiências: Uma filosofia de Vida", "Uma trajetória de conquistas pela valorização da vida", "Acidentes domésticos e de trânsito", "Violências domésticas".

No que diz respeito à valorização e as vitórias, a palestrante e presidente da Pestalose de Cuiabá, Ivane Almeida da Costa disse que apesar do avanço em relação à inclusão social dos Portadores de Necessidades Especiais, ainda tem muita coisa a ser conquistada, há muitas barreiras a serem ultrapassadas. "O nosso trabalho é continuo, nunca termina. Então, estarei conversando com todos, levantando um histórico", disse a presidente.




Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375823/visualizar/