Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Agosto de 2004 às 09:25

    Imprimir


Oslo - As famosas pinturas de Edvard Munch O Grito e Madonna foram roubadas hoje, por homens armados, de um museu norueguês, enquanto visitantes perplexos assistiam à ação dos criminosos, informou a polícia. "Dois ou três homens armados ameaçaram um funcionário para que lhes entregasse O Grito e Madonna", disse à agência Associated Press a policial Hilde Walsoe. "Ninguém ficou ferido e os suspeitos fugiram em um Audi A6. Estamos à caça dos suspeitos usando todos os meios à nossa disposição", afirmou. "Já encontramos o veículo da fuga e várias pistas deixadas por eles".

Vários visitantes do Museu Munch, onde ocorreu o assalto, pensaram que estavam sendo atacados por terroristas. Um dos suspeitos "usava uma máscara preta e algo que parecia com um arma de fogo", disse a visitante Marketa Cajova à agência de notícias norueguesa NTB. De acordo com a testemunha, o homem "obrigou um guarda de segurança a se deitar no chão".

Há quatro versões de O Grito. O Museu Munch possui duas delas; um colecionador privado, uma terceira; e a quarta está na Galeria Nacional de Oslo. Esta última foi roubada em fevereiro de 1994, mas a polícia conseguiu recuperá-la três meses depois. "Todas elas foram pintadas por Munch e todas são muito valiosas", disse à AP Jorunn Christoffersen, porta-voz do museu. Madonna é um quadro a óleo, de 90,5 centímetros por 70,5 centímetros, que Munch pintou durante os anos de 1893-1894. A obra mostra uma Madonna erótica com uma auréola vermelha.

Munch, um pintor e artista gráfico norueguês, que também trabalhou na Alemanha, desenvolveu um estilo muito emotivo que foi de grande importância no desenvolvimento do Expressionismo no século 20.





Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375851/visualizar/