Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Agosto de 2004 às 22:14
Por: LUCIANE MILDENBERGER

    Imprimir


O secretário de Estado de Fazenda, Waldir Júlio Teis, destacou durante a abertura da apresentação do Programa Consciência Fiscal, nesta quinta-feira (19.08), no estande do governo, no Amazontech 2004, que a sonegação de impostos é uma questão de consciência fiscal.

Segundo Teis, quem sonega deve refletir se o motivo porque a carga tributária é muito alta não seria devido ao pequeno número de quem paga. "Temos que pensar nisso, pois se todos pagassem os impostos, a carga tributária diminuiria e nós teríamos menos violência e muito mais programas de saúde voltados para a qualidade de vida da população", enfatizou o secretário.

Nesse sentido, o Programa Consciência Fiscal visa fortalecer a consciência fiscal da sociedade para o exercício da cidadania. "Queremos despertar por meio do programa a consciência de zelo e visão de futuro nos cidadãos. A geração atual deve ter compromisso com o Estado, não somente com a questão tributária, mas com o gasto e o bem público", concluiu Waldir Teis.

Para a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, a pasta da Educação é uma parceira do programa com muita consciência, pois sabe que tem uma contribuição importante através da escola. "Essa reflexão permanente do exercício da cidadania e parceria com os demais órgãos é o reflexo do sucesso do programa", disse.

Atualmente, o programa conta com a adesão de 62 municípios em todo o Estado. A meta, até dezembro de 2005 é atingir 70 municípios. De acordo com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Ezequiel Fonseca, parceiro do programa, desde a hora em que a Secretaria de Fazenda convidou a associação para discutir o relançamento do Consciência Fiscal, foi um grande prazer.

"Sabemos das dificuldades que os municípios passam na evasão de receita. Esse trabalho é muito importante para conscientizar sobre isso, ainda mais quando parte do Governo do Estado a discussão. Com certeza o trabalho de hoje terá resultado para as próximas gerações", afirmou Fonseca.

A abertura da apresentação do programa ficou por conta dos artistas regionais Totó Bodega e Dito Bolicheiro, servidores da Sefaz, que fizeram uma encenação lúdica abordando o tema "Desperdício". Um dos momentos que chamou a atenção do público presente na solenidade foi a apresentação de dois alunos de Escolas Municipais de Campo Verde, sobre experiências exitosas do Programa Consciência Fiscal no município.

Também estiveram presentes na ocasião, os secretários Geraldo de Vitto (Administração), José Carlos Ferreira (Cultura), Flávia Maria de Barros Nogueira (Ciência e Tecnologia), o diretor do Detran, Moisés Sachetti, os adjuntos da Seplan, Arnaldo Alves de Souza Neto, e da Sefaz, Augustinho Moro e Emanoel Gomes Bezerra Junior, bem como representantes do Tribunal de Justiça, Segurança Pública e Ager.




Fonte: Assessoria/Sefaz-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376009/visualizar/