Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Agosto de 2004 às 21:58
Por: Gabriela Guerreiro

    Imprimir


O ministro das Relações Exterior, Celso Amorim, defendeu hoje uma maior participação dos países sul-americanos e das grandes potências mundiais na reconstrução do Haiti. Um dia depois da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país mais pobre das Américas, Celso Amorim disse que o Brasil, mesmo à frente da missão que luta pela reconstrução haitiana, sabe das limitações para a recuperação do país. “O Brasil só aceitou essa missão porque acredita na reconstrução do Haiti. Nós não podemos ter a certeza se seremos bem sucedidos. Somos otimistas, por isso estamos lá”, afirmou.

Segundo o chanceler, o Brasil reconhece que não pode garantir a recuperação do Haiti sem a participação de outros países. “O Brasil sozinho não pode, mas temos humildade em saber. A América Latina toda tem que estar presente, e as grandes potências também. Isso é uma tarefa de todos, uma obrigação de todos”, defendeu.

O chanceler também admitiu que a participação brasileira no Haiti vai “dar moral” ao Brasil para lutar pela reconstrução do país em fóruns internacionais. “A ONU nos pediu ajuda e nós daremos no que diz respeito a encontrar soluções aos conflitos políticos que existem no país. Eu não sei quem já esteve no Haiti, mas é muito impressionante como aquela gente consegue ter alegria em meio a tanta miséria, a tanta dificuldade”, ressaltou Amorim.

Sobre jogo da seleção brasileira de futebol que levou ontem um milhão de haitianos às ruas, o ministro disse que o gesto foi simbólico. “Claro que o jogo de futebol não vai resolver tudo, mas cria também um espírito de que é possível. Eu confesso que eu mesmo fiquei preocupado de ver um milhão de pessoas nas ruas. Mas o povo conseguiu se manter alegre, dentro das normas, e vivendo aquilo como uma grande festa”.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376012/visualizar/