Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 19 de Agosto de 2004 às 17:32
Por: CAROLINA MIRANDA

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Programa Saúde da Família (PSF) e a OMEP- Organização Mundial para Educação pré-escolar, passam a implantar no Estado o projeto "Encantando a Infância", que tem por finalidade fortalecer as competências familiares priorizando as crianças, assegurando a promoção a saúde dentro do contexto sócio-econômico e cultural.

Para tanto serão desenvolvidos planos de ações como: plantio de buchas vegetais em quintais e produção de vassouras verdes.

A Ses firmou essa parceria com a OMEP pelo fato das duas tratarem de coisas similares, pois além de trabalhar com a educação infantil eles se preocupam com a questão da saúde. "Uma família saudável, é uma família feliz com condições de desenvolver trabalhos para a sua subsistência", declarou a coordenadora do projeto frente a Ses, Alaíde de Alencar Taques Siqueira.

Para realização desse projeto a Ses vem desenvolvendo cursos de sensibilização dos participantes na execução do projeto para depois agir diretamente com a comunidade, grupos de jovens e pastorais de cada região.

O município de Barão de Melgaço,com grande número de famílias carentes e mulheres sem marido, foi pioneiro no plantio de buchas vegetais. O projeto será de ajuda para suplementar a renda familiar dessas comunidades carentes. Posteriormente o projeto será implantado em cinco municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Poxoréu, Santo Antônio e Cuiabá.

Em Cuiabá, a intenção dos coordenadores do projeto é trabalhar em média com trinta famílias. O Dr. Fábio, por ser um bairro com grande número de famílias carentes, poderá ser o escolhido para a implantação do Encantando a Infância.

CRITÉRIOS - Para escolha das famílias primeiramente é feito um cadastro respeitando um critério de avaliação. "Dentre eles a família deve ser de baixa renda, ter entre os membros criança de zero a seis anos e estar inscrito no Programa de Saúde da Família. Nossa intenção é ajudar as famílias necessitadas, e além de ser uma forma de geração de renda, o Rio Cuiabá agradece pois todo material utilizado é reciclável, retirado da própria natureza", explicou a responsável técnica da OMEP, Maria Betânia Figueiredo.

VASSOURA VERDE - O artesão Geoni de Souza é o criador da vassoura verde. A sua técnica de arte na utilização de materiais recicláveis evoluiu da criação de objetos decorativos para a produção de objetos utilitários e geradores de renda. "Cheguei na vassoura verde utilizando a garrafa PET, um material descartável que vai gerar renda. Tenho a certeza de possuir um dom divino em poder ajudar ao próximo. Quanto mais eu dôo, mais recebo inspiração para criar coisas novas e ajudar quem precisa", afirmou Geoni.

Além da confecção da vassoura verde, com o material plástico da garrafa é possível produzir bolsas, telas para galinheiro, espiral para caderno, confecção de tecido para roupas, entre outras criações de utilidade.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376033/visualizar/