Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 18 de Agosto de 2004 às 14:02
Por: NELSON FRANCISCO

    Imprimir


Estudantes de várias escolas estão visitando o Centro de Eventos do Pantanal, onde desde esta segunda-feira (16.08), acontece a quarta edição do Amazontech, um projeto empresarial de ampliação de oportunidades de negócios, com dimensões tecnológicas, educacionais, científicas, políticas, sociais e de abrangência regional no País e na América do Sul.

Nesta quarta-feira (18.08), o fórum sobre índio e políticas públicas, ocorrido no auditório das flores, atraiu alunos do Colégio Coopec (Cooperativa Educacional Cristã), localizado no bairro Cidade Alta, em Cuiabá. Lápis e papel na mão, eles anotavam declarações e fortes críticas dos líderes indígenas, que condenaram a inexistência de uma política indígena voltada para as etnias.

"Achei a palestra muito interessante, pois nos conhecemos várias etnias e ficamos sabendo o que os índios estão precisando e não estão sendo atendidos pelo nosso Governo Federal", disse a estudante da 7ª série, Mayara Karolina Domingas, de 13 anos.

Apesar da polêmica gerada em torno da indefinição de políticas públicas, os estudantes conheceram crianças, homens e mulheres indígenas na terceira idade, que lotaram o auditório. Os cocares e pinturas chamaram a atenção dos alunos, que vão apresentar em sala de aula o tema debatido pelos índios e autoridades. "Evoluiu a chance do índio ter alguma coisa, pois ele está reivindicando para ter uma vida melhor", avaliou o aluno da 7ª série, Pedro Henrique Silva, de 12 anos.

No fórum, os alunos aprenderam que existem várias etnias e que os índios são diferentes. A diversidade e o etnocentrismo destes povos criam um mosaico de culturas díspares dentro da programação do Amazontech 2004. "É muito bom para nós termos conhecimentos sobre os índios e aumentar nossa curiosidade sobre esses povos", disse Alan Márcio de Almeida, de 13 anos, estudante da 7ª série.




Fonte: Assessoria/Amazontech

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376116/visualizar/