Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 21:35

    Imprimir


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, rejeitou as críticas ao plano de retirada de tropas norte-americanas da Europa e Ásia, afirmando que não existe a intenção de abandonar os aliados e estabelecer uma "América Fortificada". "Não há nada nisso que, mesmo à distância, possa se aproximar de uma América Fortificada", disse Rumsfeld, um dia depois que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ter anunciado o deslocamento de 60.000 a 70.000 soldados nos próximos dez anos como parte de uma reorganização destinada a tornar as forças norte-americanas mais ágeis para a luta contra o terrorismo.

"A Guerra Fria acabou. Não estamos esperando um ataque de tanques soviéticos ao território da Alemanha e, em vista disso, devemos ajustar o tamanho de nossa força, globalmente", disse o secretário perante audiência na Comissão de Serviços Militares do Senado. Aliados do candidato democrata à Presidência, John Kerry, qualificaram o anúncio de Bush como um movimento de campanha eleitoral e um exemplo das tentativas da administração republicana de decidir de forma isolada sobre todos os assuntos, seja da invasão do Iraque a problemas do meio ambiente.

Rumsfeld procurou responder às preocupações levantadas pelo senador republicano John McCain, do Arizona. McCain manifestou-se preocupado, entre outros pontos, com uma retirada de tropas norte-americanas da Coréia do Sul, "justamente quando a Coréia do Norte se mostra mais perigosa do que qualquer outro momento, desde o final da Guerra da Coréia".

Os Estados Unidos têm atualmente 110.000 soldados na Europa e outros 100.000 na região da Ásia-Pacífico.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376158/visualizar/