Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 20:21
Por: SANNY LISBOA

    Imprimir


A discussão sobre a integração de políticas eficientes para o desenvolvimento de diferentes Estados e países que fazem parte da Amazônia Legal, reuniu, nesta terça-feira (17/08), os ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes, do Meio Ambiente, Marina Silva, e representantes dos Estados de Mato Grosso, Tocantins e Pará, num debate durante o Amazontech 2004, que acontece no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá entre os dias 16 e 21/08. Representantes da Bolívia e da Venezuela também participaram da reunião.

O governador Blairo Maggi abriu a discussão defendendo a abertura e pavimentação da BR-163, de forma ordenada, de maneira que não prejudique o meio ambiente. A mesma posição foi tomada pelo Secretário Especial de Produção do Estado do Pará, Vilnos Grunvald, representante do governador Simão Jatene. "Queremos sua abertura e pavimentação na integralidade, para que não nos transformemos apenas num corredor da BR 163", afirmou o secretário. Para Maggi a abertura da BR é uma dívida que o poder público tem com a população. "O Brasil deve isso aos brasileiros que foram colocados nessas áreas pelo governo federal na década de 70. Concluir esse trabalho é proporcionar qualidade de vida a esses cidadãos", disse o governador.

Durante a reunião, Maggi também disse que Mato Grosso não abre mão de crescer através da ocupação e desenvolvimento de áreas de seu território. "Queremos crescer, mas com respeito ao meio ambiente". Ele citou o projeto de Zoneamento Sócio-econômico-ecológico do Estado, que tramita agora na Assembléia Legislativa, e sugeriu que todos os Estados que fazem parte da Amazônia acelerem o processo de zoneamento. "É uma forma de trabalharmos em conjunto, com clareza, transparência e responsabilidade", acrescentou.

O ministro Ciro Gomes ressaltou a importância dos estados trabalharem em sintonia, com políticas integradas. "O Brasil trabalhou muito tempo sem planejamento e integração entre os Estados e isso fez com que perdêssemos muito", frisou. Nesse sentido, ele informou aos participantes que o Governo Federal está trabalhando na finalização do Plano Nacional de Desenvolvimento Básico. Dentro desse plano, o projeto para o desenvolvimento da região Amazônica foi o primeiro a ser concluído. Portanto, deve ser o primeiro a ser concretizado.

Segundo o ministro, no diagnóstico do projeto, a região está entre as regiões classificadas no eixo de Renda Baixa. Sobre o projeto da BR 163, Ciro Gomes enfatizou o fato da ausência de ações do poder público para a população que vive nas áreas por onde a BR deve passar. "Discussões como essa provocada pelo governador Blairo Maggi, têm acontecer muitas vezes para que mudemos essa realidade", acrescentou o ministro.




Fonte: Assessoria/Amazontech

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376163/visualizar/