Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 19:16
Por: Nádia Faggiani

    Imprimir


Brasília - O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, disse hoje que não há razão para não acreditar na viabilidade do projeto de TV digital no Brasil. “Eu não teria investido R$ 65 milhões se não acreditasse que o projeto fosse dar certo. Não temos porque não acreditar que não seja possível um sistema digital brasileiro”, declarou.

Na última quarta-feira, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Paulo Lustosa, afirmou, na abertura do evento ABTA 2004, em São Paulo, que criar um sistema brasileiro de TV digital "seria o mesmo que tentar reinventar a roda".

Segundo Eunício Oliveira, caso as universidades peçam mais tempo para garantircondições de apresentar sistemas completos de TV digital, o governo não fará objeção. O ministro esteve reunido pela manhã com o Comitê Consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital. O edital para que as universidades formem consórcios e apresentem projetos foi prorrogado por 15 dias. O prazo inicial vencia amanhã.

A previsão do governo é adotar um padrão de televisão digital até março de 2005. Segundo o ministro, as pessoas têm dúvidas principalmente em relação à auto-definição do sistema, mas na avaliação dele, não significa que existem opiniões divergentes. “Não senti ninguém desacreditando, mas a sociedade quer conversar. Temos mais dificuldades que os outros países para realizar a inclusão digital. Os Estados Unidos, por exemplo, tem 90% de sua TV paga enquanto o Brasil tem 90% da assinatura de TV aberta”, afirmou.

Hoje, existem três principais padrões internacionais: o americano ATSC, o europeu DVB e o japonês ISDB. Para o ministro Eunício Oliveira, é essencial, antes de copiar um padrão de TV digital, promover debates e realizar pesquisas para adotar um modelo de interesse para o Brasil.

Há 79 universidades habilitadas para elaborar o padrão brasileiro de TV digital. O governo vai investir R$ 50 milhões no desenvolvimento desse modelo, provenientes do Fundo Nacional de Telecomunicações (Funtel), destinado à pesquisa.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376167/visualizar/