Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 10:35
Por: Fabiana Batista

    Imprimir


Vinte e um brigadistas do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foram deslocados para o pantantal sul mato-grossense para controlar o incêndio que há mais de dez dias se alastra na Serra do Amolar. O fogo já atingiu duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da ONG mato-grossense Ecotrópica. Ainda não há estimativas do tamanho da área atingida, segundo a gerente executiva da Ecotrópica, Fátima Sonoda. "Estamos desesperados porque o fogo está em área de acesso muito complicado e com forte incidência de ventos", avalia.

As RPPNs atingidas são a Penha e a Acorizal, de Mato Grosso do Sul, do lado Sul do Parque Nacional do Pantanal. Não se sabe ainda as causas do incêndio. Uma das hipóteses é a de que tenha tido origem nas fazendas e comunidades do outro lado da serra.

Essa não é a primeira vez que as RPPNs da Ecotrópica são atingidas por incêndios. Há três anos, segundo Fátima, o fogo se alastrou e atingiu também o Parque Nacional do Pantanal, que fica do lado mato-grossense da confluência dos rios Paraguai e São Lourenço. Fátima não descarta o risco de o fogo atingir o Parque Nacional do Pantanal, área de reserva federal com 133 mil hectares. Mas, o coordenador estadual do Previ-Fogo do Ibama-MT, Romildo Gonçalves, garante que esses riscos são mínimos. "O fogo está distante do parque e ainda há a barreira natural do rio". O coordenador avisou ainda que entre hoje e amanhã será feito um sobrevôo na área para avaliar a extensão da queimada e traçar estratégias para combater o fogo.




Fonte: Gazeta Dizital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376318/visualizar/