Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 08:12
Por: Paulo Virgilio

    Imprimir


O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participará às 10h30, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), da solenidade de lançamento do programa “Museu Brasileiro”. O objetivo do programa é apoiar projetos de museus para aquisição de acervos, equipamentos e material permanente.

Durante o ato, será assinado convênio entre o Ministério da Cultura e a Caixa Econômica Federal para a restauração e modernização de quatro museus nacionais: o de Belas Artes e o Histórico Nacional, no Rio de Janeiro; o da Inconfidência, em Minas Gerais; e o Afro-Brasileiro, na Bahia.

Parte das verbas (R$ 6 milhões) será destinada à restauração do prédio do Museu Nacional de Belas Artes. O ministro vai percorrer as obras de ampliação da reserva técnica do MNBA e inaugurar a nova reserva de arte sobre papel, onde estão guardados estudos do pintor Vitor Meireles e obras de Djanira, entre outras peças.

O Museu Nacional de Belas Artes foi criado em 1937, mas seu acervo tem origem na coleção trazida de Portugal por Dom João VI, em 1808. O prédio, construído em 1908 na Avenida Rio Branco, no centro do Rio, conta hoje com mais de 10 mil metros quadrados em áreas de exposição.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376328/visualizar/