Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 22:27
Por: Arthur Braga

    Imprimir


O consumo de gás natural cresceu 26,2 % no primeiro semestre em todo o país e em junho foram consumidos 37,2 milhões de metros cúbicos, representando alta de 3,9 % em relação a maio. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegása), o mês de junho registrou uma demanda maior em todas as regiões do país e em todos os segmentos consumidores.

O resultado positivo ocorreu pelo aumento de produção das usinas termelétricas no Nordeste, apesar das chuvas que atingiram a região nos últimos meses, pelas baixas temperaturas nas regiões Sul e Sudeste e pelo consumo industrial, em conseqüência da recuperação econômica. O Nordeste cresceu 6,1 %; Sudeste, 1,3 %; Centro-Oeste; 1,7 % e Sul, 17,6 %.

Na comparação com maio, a queda na temperatura elevou o consumo do segmento comercial em 21,6 % e o residencial, 41,1 %. O setor industrial consumiu 1,4 % a mais em junho e o automotivo cresceu 2,5 %.

Na avaliação do secretário-executivo da Abegás, Derly de Oliveira Bittencourt, os números mostram que a indústria do gás natural canalizado vem registrando um crescimento significativo nos últimos anos e que a matriz energética vai se alterando.

No 5º Encontro de Negócios de Energia, realizado hoje na capital paulista, empresários e representantes do setor discutiram o potencial do gás como fonte de energia mais barata e menos poluente. Na ocasião, Bittencourt reiterou a necessidade da criação da chamada lei do gás como parâmetro para regular a tributação, distribuição, transporte do gás e o custo final para o consumidor.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376582/visualizar/