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Politica Brasil
Terça - 10 de Agosto de 2004 às 14:42

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Cinco mil atendimentos em 24 horas, 242 ocorrências atendidas por dia, 104 viaturas gerenciadas, 134 servidores trabalhando em plantões e garantindo 24 horas ininterruptas de atendimento. Com esses números, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi entregue oficialmente à população, pelo governador Blairo Maggi e pelo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira.

O Ciosp é destinado a centralizar, integrar e otimizar os atendimentos das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Perícias e Identificações (SPI), através dos telefones de emergência (como o 190 – Polícia Militar; 193 – Corpo de Bombeiros; 147 – Polícia Civil e 194 - Trãnsito).

O Ciosp está em funcionamento há quatro meses. Período em que foram realizados testes exaustivos que resultaram em números surpreendentes e em queda das ocorrências policiais na capital.

“Este é um projeto que faz parte de nosso programa de Governo. Ainda não temos um contingente ideal para as polícias no Estado, mas temos a convicção de que essa polícia precisa de equipamentos e de instrumentos de informação. Quem detêm a informação tem o poder e para deter a informação são necessários grandes investimentos e estamos buscando consegui-los. Pela primeira vez, em muitos anos, vemos regressão nos índices de criminalidade e temos certeza que os números são fruto deste trabalho”, enfatizou o governador Blairo Maggi, durante a cerimônia de inauguração do Centro Integrado.

Dados estatísticos fornecidos pela Polícia Judiciária Civil dão conta que, de janeiro a julho deste ano, por exemplo, o índice de roubos na capital caiu 34% (de 1302 para 443), assim como o índice de furtos que caiu 34,8% (de 2948 para 1028). O secretário Célio Wilson de Oliveira aponta a tendência das polícias de agregar ferramentas de inteligência e informação à segurança pública, para que o atendimento à população - a ponta desse processo - possa ser garantido com mais eficiência. “Temos buscado agregar novas ferramentas à segurança pública e o Ciosp é uma dessas iniciativas. Ele é um projeto desenvolvido por técnicos de Mato Grosso e tem demonstrado excelentes números. O Ciosp não é apenas um órgão receptor de chamadas telefônicas e despacho de viaturas, ele pode ser considerado como o futuro cérebro da segurança pública, fornecendo dados estatísticos confiáveis. Um instrumental importante para o desenvolvimento dos trabalhos e de projetos na área policial”, destaca Célio Wilson.

Atendimentos

Nestes quatro meses em que está em operação, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública atendeu 567 mil chamadas telefônicas. Uma média de 4,5 mil chamadas por dia. Já foram 29.106 ocorrências efetivamente atendidas. Os índices de perda de chamadas telefônicas (chamadas não atendidas) são inferiores a 0,5% e 98% das chamadas são atendidas em menos de um segundo.

Em relação à tecnologia empregada, o Ciosp, fruto de investimento de mais de R$ 2 milhões, usa o sistema CIOPM – verão 03, um dos mais modernos do país. O sistema é um programa de computador responsável pelo gerenciamento das ligações, despacho das viaturas e contabilização das ocorrências.

“O Ciosp é o resultado de projetos e ações desenvolvidas durante uma década e que só agora está sendo consolidado e entregue à população. Temos muito ainda em que avançar, mas estamos no caminho certo”, afirma a coordenadora do Ciosp, delegada Thaís Camarinho.




Fonte: Mato Grosso On Line

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