Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 05 de Agosto de 2004 às 20:31

    Imprimir


A Grécia pediu nesta quinta-feira que a Turquia respeite a trégua olímpica, depois de constatar violações de seu espaço aéreo por parte de caças turcos, a poucos dias da abertura dos Jogos de Atenas.

O porta-voz do governo grego, Théodore Roussopoulos, disse que a "trégua olímpica deve ser respeitada por todos".

Roussopoulos lembrou que os dirigentes turcos firmaram uma "declaração de trégua olímpica", iniciativa lançada pelo precedente governo socialista grego com o apoio das Nações Unidas (ONU).

O Estado-Maior da Grécia anunciou que dois caça turcos F-4 violaram na quarta-feira o espaço aéreo grego sobre a Ilha de Limnos, no norte do Mar Egeu. Os aviões foram seguidos por caças gregos e "enquadrados por radares de baterias de mísseis antiaéreos", informou um comunicado do Estado-Maior.

A imprensa grega havia alertado nos últimos dias sobre outras violações do espaço aéreo.

Roussopoulos destacou que, atualmente, as ações dos caças turcos são "44% inferiores em relação ao mesmo período do ano passado".

Em 2002, a Grécia registrou 6.000 violações de seu espaço aéreo, o que significava um aumento de 300% em relação a 2001.

Há muito tempo que os dois países discutem os limites do espaço aéreo no Mar Egeu. A Grécia reivindica um espaço aéreo de 15 km a partir de seu litoral, mas a Turquia reconhece apenas 10 km.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377060/visualizar/