Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 05 de Agosto de 2004 às 00:55

    Imprimir


Os seres humanos faziam pão 12 mil anos antes da origem da agricultura, constatou um estudo publicado hoje, quarta-feira, pela revista britânica "Nature". Uma equipe americana de cientistas descobriu no litoral da Galiléia (Israel) um acampamento de 22 mil anos com restos de objetos que poderiam ter sido usados para fazer pão.

Os pesquisadores, dirigidos por Dolores Piperno, da Smithsonian Institution de Washington, encontraram na região, que normalmente está coberta de água, seis cabanas construídas com folhas e galhos, com uma casa e inclusive um túmulo. Encontraram também restos de 150 grãos de cereais selvagens perto de uma pedra plana que pode ter sido usada para moê-los. Uma porção de solo coberto por lajes pode ter servido para assar, acreditam os cientistas.

Até agora se considerava que o uso doméstico do trigo e da cevada tinha surgido há 10 mil anos no Oriente Médio, mas essa descoberta demonstra que os humanos aprenderam a processar cereais muito antes do advento da agricultura organizada. "A origem da capacidade de assar foi provavelmente um passo importante na nutrição humana", observa Piperno na "Nature".

Outros cientistas tinham encontrado anteriormente instrumentos que podem ter sido usados há 40 mil anos para moer no sudeste da Ásia, na Europa e no norte da África. Mas ninguém conseguiu determinar se esses eles eram utilizados para a preparação de comida ou para moer pigmentos minerais ou ossos de animais.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377147/visualizar/