Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 04 de Agosto de 2004 às 19:45
Por: Luciana Vasconcelos

    Imprimir


Começa na próxima semana, em Brasília, o treinamento de 300 policiais militares que farão parte da Força Nacional, tropa que está sendo formada pelo Ministério da Justiça. Cerca de 1.500 homens serão treinados até o final do ano. O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, disse que a Força é um grande instrumento para reciclar as polícias. “Precisamos incutir nesses homens, que têm um treinamento um pouco mais acima da média do efetivo de policiamento rotineiro, conceitos de emprego legal da força e direitos humanos. Queremos qualificar o emprego da força com equipamentos e capacidade para solução de conflitos de toda ordem”, disse.

A Força Nacional pode atuar em crises de violência urbana localizada, situações quando os estados não tiverem condições de enfrentar essas crises urbanas, além de planejar ações contra o crime organizado em mais de um estado brasileiro. A presença da Força deverá ser solicitada pelos governos estaduais. “Vamos formar efetivo mobilizado e, conforme o perfil da demanda, vamos agrupar pessoal e encaminhar para o estado”, afirmou. “Dependendo do local, utilizaremos os homens e equipamentos do [próprio] estado. A idéia é racionalizar”, acrescentou.

O secretário disse que está disponível para até o final do ano R$ 14 milhões para treinar e equipar o pessoal. Os recursos são do Fundo Nacional de Segurança Pública. A utilização das Forças Armadas nas operações também não foi descartada pelo secretário. “Não necessariamente com as tropas, que não têm formação para atividade policial. Mas as Forças Armadas têm todas as outras capacidades para apoio”, ressaltou.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377174/visualizar/