Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 04 de Agosto de 2004 às 18:01

    Imprimir


Mato Grosso tem 4.345 eleitores que votam em seções localizadas em aldeias indígenas. Mas o eleitorado indígena no Estado é ainda maior, pois muitos índios, já integrados à sociedade, votam em seções localizadas em centros urbanos. A maioria das seções em aldeias é de dificílimo acesso. Em algumas delas a Justiça eleitoral precisará de autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do acompanhamento da Polícia Federal para montar as seções eleitorais.

O cadastro do TRE de Mato Grosso aponta 18 locais especialmente destinados para eleitores índios, muitos distantes mais de 200 quilômetros das sedes dos respectivos municípios. Existem casos em que o trajeto entre a cidade e o local de votação tem que ser feito por barco, num percurso de 11 horas. Existe outro em que será necessário um vôo de duas horas para levar a urna eletrônica do local de armazenamento até a seção eleitoral.

Os municípios que têm locais de votação reservados para eleitores índios são os seguintes: Poxoreo, Barra do Bugres, São José do Xingu, Santa Terezinha, Campinápolis, Peixoto de Azevedo, Barão de Melgaço, Santo Antonio do Leverger, Barra do Garças, General Carneiro, Paranatinga e Gaúcha do Norte.

O local de votação que concentra o maior número de eleitores está localizado no município de Santa Terezinha, na região do Baixo Araguaia. É a escola municipal Tapirape, onde estão inscritos 724 eleitores. O municípios com maior quantidade de locais de votação para índios é Campinápolis. O município possui quatro locais, todos eles em sedes de aldeias.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377178/visualizar/