Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 04 de Agosto de 2004 às 08:56

    Imprimir


Um grupo de surfistas norte-americanos com consciência ecológica fundou uma empresa para comercializar o açaí produzido por agricultores da Amazônia brasileira e estimular a conservação da biodiversidade na região, de acordo com reportagem publicada hoje pelo jornal The New York Times.

O diário nova-iorquino cita a história da companhia Sambazon (sigla de Saving and Managing the Brazilian Amazon - Salvando e Administrando a Amazônia Brasileira, em português) para afirmar que a ajuda americana criou uma opção mais vantajosa para os agricultores pobres da região que dependiam de intermediários locais para negociar sua produção.

O jornal afirma que os surfistas fundadores da Sambazon chegam a pagar 25% a mais do que o valor de mercado pela colheita de açaí dos produtores locais, desde que os agricultores se comprometam a tratar parte de suas terras como uma reserva natural e a cuidar da conservação do resto da propriedade.

O New York Times diz que, apesar da reclamação dos intermediários e de processadores de fruta locais de que os preços do açaí estariam sendo inflacionados, a iniciativa tem ajudado os agricultores da Amazônia.

A reportagem afirma ainda que, atualmente, o açaí comprado pela Sambazon é vendido em milhares de lugares nos Estados Unidos, e as receitas de bebidas e vitaminas que utilizam a fruta já se tornaram uma das refeições preferidas de esportistas no sul da Califórnia.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377219/visualizar/