Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 31 de Julho de 2004 às 16:21

    Imprimir


Ainda é baixo o número de mulheres que tem disposição para enfrentar uma eleição a cargo majoritário. Em Mato Grosso, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), neste pleito 30 mulheres vão encabeçar uma chapa a prefeito, ou seja, menos de 10% da participação masculina, 361. Não há município onde, por exemplo, duas mulheres vão disputar a prefeitura.

O PT é o partido com o maior número de mulheres candidatas, sete, seguido do PMDB com seis. Para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores são 1595 mulheres inscritas contra 5 914 homens.

Apesar dos números, a experiente candidata Thaís Barbosa (PMDB) que disputa a eleição à prefeitura de Tangará da Serra, entende que a cada eleição as mulheres se apresentam mais para a disputa. E ela pode dizer isso com propriedade. Thaís foi eleita prefeita de Tangará em 1977. Naquela eleição, apenas ela se tornou prefeita em Mato Grosso e foi a segunda mulher eleita para o cargo na história do estado.

Na guerra dos sexos, Thaís aponta as qualidades de se votar em uma mulher. “A mulher tem sentimento e isso ajuda muito. É ela que administra o lar, os filhos e parte desta experiência ela transmite a uma administração”, avalia.

A votação das mulheres, é fato, tem aumentado. Três representam Mato Grosso na Câmara Federal entre oito homens, Celcita Pinheiro (PFL), Thelma de Oliveira (PSDB) e Teté Bezerra (PMDB) e pela primeira vez, uma senadora, Serys Slhessarenko (PT).




Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377343/visualizar/