Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 30 de Julho de 2004 às 17:28

    Imprimir


O bom desempenho do vice-líder do campeonato brasileiro da Stock Car V8 Light, o tangaraense, Reck Júnior, despertou o interesse de autoridades políticas e representantes de federações automobilísticas em Mato Grosso, para a construção de um autódromo internacional em Cuiabá, até o final deste ano. No entanto, a iniciativa está pendente a uma avaliação prévia do governo do estado, que pretende criar um grupo de estudo para viabilizar o projeto. Segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Automobilismo (Femtau), Zilmar Sirtoli, a proposta que foi reativada recentemente, pelo deputado Mauro Savi (PPS), está no papel, há pelo menos dois anos.

A mobilização chamou atenção da Federação Nacional de Automobilismo que apóia a proposta, desde que ela atenda aos pré-requisitos das normas ditadas pela entidade que tem promovido competições nacionais e internacionais entre pilotos brasileiros e estrangeiros, nos autódromos de diversos estados, inclusive, nas cidades vizinhas de Goiânia e Mato Grosso do Sul, mas que na avaliação dos desportistas demorou para chegar em Mato Grosso.

“Há dois anos estamos articulando junto ás entidades competentes a viabilização desse projeto”, disse Zilmar.

Para a secretária de Turismo, Ieda Marli, cujo setor é um dos beneficiados diretamente, qualquer iniciativa que contribui para a geração de renda e receita, incrementando ainda mais o turismo no estado é bem-vindo. “Temos um potencial natural, na gastronomia, cultural e devemos incentivar as propostas no esporte para que as qualidades sejam refletidas nos outros estados e exterior”, disse Ieda, que espera fazer parte do grupo de estudos cogitado para analisar o impacto social e econômico do autódromo.

As primeiras reações ao projeto devem ser sentidas, nesta sexta-feira, durante um jantar no Tênis Clube de Várzea Grande, onde a Femtau vai homenagear com entrega de troféus cerca de 50 pilotos que participaram de campeonatos em 2003. Entre eles, o gaúcho, tri-campeão João Campos. De acordo com Zilmar Sirtoli, a proposta de um autódromo em Cuiabá, gerou expectativa de investimentos pelo tri-campeão de Fórmula 1 Nelson Piquet e o bi-campeão da mesma categoria, Emerson Fitipaldi.

Segundo Zilmar, ambos acenaram empenho junto a equipe de Fórmula Indi, Pensk dos E. U. A que deve avaliar o projeto.

“Conversei com os dois para que eles nos ajudem a elaborar planos de uma competição em nível internacional”, afirmou Zilmar. Empresário do ramo de locação de carros para turistas que procuram pelas belezas do Pantanal e da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, Cacildo Garcia Macedo, acredita na construção do autódromo em função de seu alcance social e econômico para o estado.

“A prática seguro desse esporte só pode ser em um autódromo. Depois, temos a necessidade de atividades com nível excelente em diversos setores econômico e podemos obter mais um mecanismo no automobilismo”, afirmou.

Presidente da Federação Estadual de Esportes e Lazer, Laércio Arruda, disse que aguarda com expectativa a decisão do governo em relação à obra. Ele afirmou que, apesar de todas as tendências positivas, é preciso cuidado para a efetivação do autódromo dentro da realidade mato-grossense.

“Mato Grosso tem que expandir suas atividades automobilísticas, além do kart e outras modalidades”, disse.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377382/visualizar/