Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Julho de 2004 às 21:08

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a sua segunda viagem à África nesta segunda-feira pelo arquipélago de São Tomé e Príncipe, o segundo menor país do continente e um dos mais pobres do mundo. O país vai participar da V Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como grande responsável pela realização do encontro.

Além de doar US$ 500 mil para ajudar na preparação da reunião, o Brasil também enviou técnicos e equipamentos para montar um telecentro, ou seja, um espaço com computadores conectados à Internet disponíveis para a população, em São Tomé e outro em Cabo Verde, com 10 computadores e um servidor cada.

O diretor do Departamento para a África do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Motta Coelho, explicou que o trabalho do Brasil na CPLP é consolidar a instituição a partir do desenvolvimento dos seus objetivos básicos. "O trabalho diplomático é de articulação política entre os países membros. Existem também o de difusão da língua portuguesa e o de cooperação entre os países da Comunidade", disse o embaixador Pedro Motta.

O Brasil, que nos últimos dois anos esteve à frente da CPLP - formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - vai passar a presidência da entidade para o governo santomense. Lula chega ao país vizinho depois de ter destinado recursos para melhorar a vida dos 122 mil habitantes que vivem na ilha.

O governo brasileiro já liberou US$ 650 mil para implementar projetos nas áreas de saúde, educação, esporte e agricultura. Todas essas parcerias foram assinadas pelo presidente Lula durante sua primeira visita ao país, em novembro do ano passado. Entre os projetos estão: cooperação técnica no setor petrolífero, implantação do Bolsa-Escola, prevenção e tratamento de pacientes com o vírus HIV, além de capacitação e transferência de tecnologia para o desenvolvimento agrícola.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377550/visualizar/