Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 23 de Julho de 2004 às 14:23

    Imprimir


São Paulo - Um grupo de cientistas americanos do programa de Busca por Meteoritos na Antártica (Ansmet, na sigla em inglês) descobriu no continente gelado mais um meteorito vindo de Marte, com 715,2 gramas. O achado ocorreu em dezembro do ano passado, a cerca de 750 quilômetros do Pólo Sul.

O meteorito, denominado MIL 03346, foi um dos 1.358 encontrados pela equipe durante o verão austral de 2003-2004, segundo a Agência Fapesp. É o sétimo exemplar que pertence a um grupo de meteoritos marcianos conhecidos como nakhlitos - nomes derivados da localidade egípcia de Nakhla, onde o primeiro deles foi descoberto em 1911.

Os cientistas acreditam que os pedaços de rochas marcianas foram arremessados até a Terra pelo choque de um meteorito, há 11 milhões de anos. Segundo pesquisadores do Instituto Smithsoniano, responsáveis pela análise, os nakhlitos podem ter sido originados a partir de lava cristalizada na superfície de Marte, há aproximadamente 1,3 bilhão de anos.

Amostras De acordo com a Universidade Case Western, que participa do programa Ansmet, cientistas de diversos países poderão solicitar amostras do meteorito para estudos. Os pedidos têm de ser feitos até 3 de setembro, através de um site específico da Nasa, que é responsável pelo programa Ansmet junto com a National Science Foundation (NSF).

Entre os diversos meteoritos marcianos já descobertos na Terra, um estava no Brasil. Foi localizado em 1958, perto da cidade mineira de Governador Valadares, e media 4 milímetros. Acabou sendo vendido a um comerciante norte-americano.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377621/visualizar/