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Economia
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 20:55

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A retomada das obras da Ferronorte foi discutida com o governador Blairo Maggi no dia 15 deste mês, em audiência solicitada pela direção da Brasil Ferrovias, após 11 meses de paralisação das obras.

Conforme projeto apresentado ao governador, no Palácio Paiaguás, os trilhos da Ferronorte vão chegar a Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá) até 2007, partindo de Alto Araguaia, com a construção de 262 quilômetros.

A equação financeira das demandas da obra totaliza investimentos da ordem de R$ 600 milhões, somente para aplicações na construção dos trilhos de Alto Araguaia a Rondonópolis; R$ 85 milhões na construção de terminais; R$ 440 milhões para serem aplicados na reformulação do Porto de Santos (SP); e R$ 545 milhões na aquisição de 2 mil vagões e 96 locomotivas. Os recursos, conforme Nigri, virão de parceiros públicos e privados.

As perspectivas são de que sejam transportadas, em 2007, 12 milhões de toneladas pela ferrovia. Em 2003, a Ferronorte transportou 5,7 milhões de toneladas, sendo responsável pelo transporte de 70% da soja produzida no Mato Grosso e de 50% da soja exportada pelo Porto de Santos. A meta para 2004 é transportar 7 milhões de toneladas.

Relatório técnico detalhado sobre a obra será divulgado em três meses. A Brasil Ferrovias garante que Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), mostrará a viabilidade da obra.




Fonte: Diário de Cuiabá

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