Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 14:21
Por: Nunes Maciel

    Imprimir


Uma equipe com cinco para-atletas vai representar Mato Grosso nos II Jogos Paraolímpicos do Brasil. A competição será aberta nesta sexta-feira (23.07) no complexo Mineirinho e prosseguirá até o domingo, na pista do CT da PM, em Belo Horizonte, com a presença dos melhores do desporto de deficiência visual do País. Na equipe mato-grossense o principal destaque é Adirson Henrique Castro, da equipe GR Eletro, de Cuiabá, que tenta a medalha de ouro nas provas de 5 mil e 10 mil metros rasos.

Também estão inscritos os mato-grossenses Pedro César (velocista B-2), para 100, 200 e 400 metros; Vanderley S. (velocista B-3), para 100, 200 e 400 metros e Leonardo Fernando Guimarães (fundista B-2) para disputar as provas de 1.500, 5 mil e 10 mil metros rasos.

Atual número um do País nas duas provas que vai disputar, Adirson faz parte da Seleção Brasileira que irá à disputa do Campeonato Mundial (IBSA) deste ano, no México. Praticamente fora das Paraolimpíadas por não ter conseguido o índice ‘A’, o atleta GR Eletro tenta manter o domínio e se firmar na equipe nacional.

Embora com chances remotas, Adirson terá, na competição deste final de semana, sua última chance de ir às Paraolimpíadas de Atenas. “Para isso, preciso conseguir o índice ‘A’ em uma das provas que disputarei. Sei que é muito difícil, mas, minha maior preocupação passou a ser conseguir as medalhas de ouro”, afirma o atleta GR que também detém o recorde brasileiros nos 5 mil e 10 mil metros pela categoria B-3 (atletas com até 15% de visão em um dos olhos).

Adirson tem índice ‘B’ nos 1.500 metros, com marca de 4min26 e precisaria chegar a 4min12 para garantir a vaga. Nos 5 mil metros, sua marca é de 16min07, enquanto o índice ‘A’ é de 15min55. Já nos 10 mil metros, seu tempo é de 34min17. Ele teria que alcançar o índice ‘A’, que é 33min40. Conforme a ABDC, a equipe paraolímpica brasileira está praticamente fechada com 17 atletas, mas, o grupo pode ser ampliado se algum atleta conseguir os índices exigidos.

Para a disputa dos II Jogos Paraolímpicos Brasileiros, Adirson Castro treinou forte, durante um mês. “Fiz média de uma hora e meia por dia correndo até 30 quilômetros em uma manhã”. Agradecendo ao patrocinador GR Eletro que lhe garante patrocínio, Adirson prometeu corresponder na pista: “Estou muito motivado e creio que vou retornar com ótimos resultados”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377764/visualizar/