Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 13:46

    Imprimir


Cinco companhias de eletricidade dos Estados Unidos estão sendo processadas por Estados americanos, sob a acusação de serem as maiores emissoras de dióxido de carbono (CO2) do país.

Os oito Estados que apresentaram a ação – entre eles Califórnia, Nova York e Wisconsin –, juntamente com a cidade de Nova York, alegam que essas empresas são responsáveis, sozinhas, por cerca de 10% do total anual de CO2 emitido no país, ou aproximadamente 25% do total produzido por usinas de energia.

Nos processos, os Estados não estão pedindo às companhias American Electric Power, Southern Co., Xcel Energy, Cinergy e Federal Tennessee Valley Authority (TVA) que paguem uma compensação por estarem poluindo o meio ambiente – mas sim que a Justiça as force a reduzir suas emissões.

Representantes de duas das empresas, a Xcel Energy e a TVA, se defenderam dizendo que já estão se esforçando para diminuir a poluição pela qual são responsáveis.

Precedente

A ação foi apresentada pelos Estados em um tribunal federal da cidade de Nova York, com base em uma lei sobre “perturbações públicas”.

Um porta-voz do procurador-geral de Nova York disse que o caso pode lançar um precedente, na medida em que coloca “pela primeira vez o aquecimento global no mapa das disputas judiciais”.

Um representante da Associação Nacional dos Fabricantes, que representa algumas das companhias de eletricidade envolvidas, disse que impor maiores controles às emissões de dióxido de carbono poderia ter impacto negativo sobre a economia dos Estados Unidos.

O dióxido de carbono é considerado um dos principais poluentes que causam o efeito estufa.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377776/visualizar/