Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 10:00
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Carlinda - Conservas e compotas, derivados de leite, transformação da mandioca e fabricação caseira de melado, açúcar mascavo e rapadura. Estes são os cursos de capacitação que estão sendo ministrados para trabalhadoras rurais do município de Carlinda (800 km de Cuiabá).

Durante toda esta semana, a segunda turma de trabalhadoras, com 15 mulheres, está sendo capacitada para o aproveitamento de derivados do leite. A ação faz parte do projeto Mulher Cidadã e tem o intuito de garantir a sustentabilidade da agricultura familiar do estado.

“Elas estão tendo a oportunidade de aprender como aproveitar melhor o leite, matéria-prima que todas têm acesso com facilidade”, afirmou o instrutor do Senar, Marcelo Santana. Segundo ele, uma boa produção depende de um leite de qualidade. “Fatores como raça do animal, número de crias, alimentação que ele recebe a até as variações climáticas influenciam na obtenção de um bom leite”, disse.

O instrutor frisou que muitas delas sabem produzir alguns produtos, mas não tem o aproveitamento necessário para que possam obter renda — daí a necessidade de capacitá-las.

“Aprendemos que com alguns instrumentos como o termômetro, por exemplo, podemos saber certinho a temperatura do leite e não precisamos ficar botando a mão pra tentar saber se está boa ou não”, disse a aluna Ana Cláudia Gauer.

Os cursos são realizados pelos técnicos do Senar, que dão uma aula teórica e em seguida entram com a parte prática. São 32 horas/aulas. Após a capacitação, os técnicos da Empaer da região auxiliam as mulheres na elaboração dos projetos que serão apresentados ao Banco do Brasil para o financiamento por meio do Pronaf Mulher.

Além de capacitar essas trabalhadoras, o projeto tem o objetivo de facilitar o acesso a recursos financeiros necessários ao aproveitamento do potencial produtivo de cada localidade.

COMPOTAS – A presidente do Clube de Mães da Comunidade Rural Galiléia, Santina Batista, que participou do primeiro curso de conservas e compotas, se diz satisfeita com o que aprendeu e já está colocando em prática. “As compotas que estou fazendo já estão rendendo um dinheirinho a mais lá em casa, além de eu poder oferecer algumas guloseimas a mais para as visitas que aparecem”, afirmou Santina.

“É uma oportunidade de valorizar o trabalho destas mulheres e fazer com que elas possam auxiliar na geração de renda de sua família e no crescimento da economia local”, afirmou a representante da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, Leandra Silva.

O projeto “Mulher Cidadã” é executado pelas Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania e de Desenvolvimento, Rural em parceria com o Senar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri), Empaer, Intermat, Indea e Banco do Brasil.

As demandas apresentadas pelas mulheres rurais dos municípios que serão atendidos pelo projeto inclui criação de galinhas, cultivo de plantas medicinais, agricultura orgânica, derivados de leite, de cana, desidratação de frutas, conserva de vegetais, compotas de frutas, derivados de mandioca, artesanato. O projeto também prevê a análise do mercado consumidor destes produtos nas regiões onde será implantado, garantindo que a produção destas agricultoras terá escoamento.

CRONOGRAMA - Os próximos municípios atendidos pelo projeto serão Brasnorte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina. Tabaporã, Tangará da Serra, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo, Vila Rica, Tapurah, Reserva do Cabaçal, Carlinda, Novo São Joaquim, Pontes e Lacerda, Campo Verde, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Várzea Grande, Rosário Oeste e Rondonópolis.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377799/visualizar/